Segue abaixo neste aritgo, os principais agentes livres da NBA neste verão que não têm qualquer restrição, podendo assinar por qualquer clube.
Kevin Durant / Golden State Warriors
Todos os planos das equipas para atacar a agência livre neste verão foram virados completamente do avesso assim que Kevin Durant rasgou o seu tendão de Aquiles no Jogo 5 das Finais da NBA. É muito provável que Durant perca toda a próxima temporada, ainda assim, espera-se que ele assine um contrato super-max, mesmo que signifique a quem o adquirir, pagar nada mais, nada menos que $38 milhões para o ter no banco na próxima temporada.
KD tem sido associado aos Brooklyn Nets, aos New York Knicks, aos Los Angeles Clippers e aos seus Golden State Warriors. No entanto, são os Warriors que lhe podem oferecer mais dinheiro e mais um ano no contrato (5). Porém, não está claro que ele permaneça em Oakland após o tratamento controverso que recebeu da equipa sobre a sua lesão.
Previsão: Os Knicks ficariam felizes de ficar com o Durant, mesmo que isso implique levar um soco no estômago de $38 milhões para o ter no banco durante toda a próxima temporada 2019-20.
Kawhi Leonard / Toronto Raptors
Kawhi Leonard restabeleceu-se como o melhor jogador em ambas as extremidades da NBA em 2018-19, levando os Raptors à conquista do seu primeiro título de campeão da NBA. Registou média de máximo de carreira com 26.6 pontos e 7.3 ressaltos durante a temporada regular, antes de elevar o seu nível no Playoffs.
O MVP das Finais marcou 732 pontos durante a pós-temporada, tornando-se o terceiro jogador na história da Liga a marcar tantos pontos, atrás apenas de Michael Jordan (759) e LeBron James (748).
Previsão: Leonard volta a assinar um ano de contrato com opção de mais um, avaliando assim melhor as ofertas dos Raptors e dos LA Clippers a longo prazo.
Kyrie Irving / Boston Celtics
Foi uma segunda temporada controversa em Boston para Kyrie Irving. A sua liderança numa equipa jovem foi questionada durante toda a temporada, já que ele parecia estar sempre na linha da frente nos problemas no bálneario da equipa.
Como resultado, o base All-Star teria pouco diálogo com os Celtics nas últimas semanas depois de aparentemente se comprometer com a equipa a longo prazo num evento em Outubro.
No entanto, e considerando todas as coisas, Irving continua a ser a melhor base disponível nesta agência livre deste ano. Registou média de 23.8 pontos, 6.9 assistências, 5 ressaltos e 1.5 roubos de bola por jogo. Apresentou uma taxa de acerto de campo de 40%. Há muitos poucos bases com o conjunto de habilidades de Irving e poucos são os que têm mais controlo sobre a bola que ele, mas ficou claro que ele precisa de outra superestrela que lidere a sua equipa.
Previsão: Todos os sinais apontam que ele irá assinar com os Brooklyn Nets num contrato a longo prazo.
Klay Thompson / Golden State Warroiors
Klay Thompson fez a sua quinta aparição nos All-Star Games na temporada passada. Registou média de 21.5 pontos por jogo e uma impressionante taxa de acerto de 57%. Estabeleceu-se como um dos melhores lançadores de triplos no jogo (40.2%).
O jogador de 29 anos também é um dos principais guardas da Liga, conquistando pela segunda vez na sua carreira um lugar na segunda equipa da NBA All-Defense. Infelizmente, Klay sofreu uma rotura do ACL no Jogo 6 das Finais da NBA e, deve perder a maior parte da próxima temporada. No entanto, o nativo de LA ainda terá um contrato máximo e não terá problemas em ter equipas que o queiram adquirir, incluíndo os Los Angeles Lakers e os Los Angeles Clippers.
Previsão: Thompson não vai a lugar algum, pois é muito provável que os Golden State Warriors lhe ofereçam um contrato máximo.
Jimmy Butler / Philadelphia 76ers
Jimmy Butler é saudável, totalmente disponível para a próxima temporada e, será fortemente perseguido como uma opção chave depois de Leonard e Durant. Várias equipas já estão a traçar planos para adquirir Butler – incluíndo os Houston Rockets, os Miami Heat e os Los Angeles Lakers.
Butler registou média de 18.2 pontos, 5.3 ressaltos e 4 ressaltos em 55 aparições pelos 76ers. Fez o suficiente para garantir um contrato máximo, apesar de completar 30 anos antes do início da próxima temporada.
Previsão: Os Sixers são a equipa que melhor oferta podem fazer por Bulter, e ele continua a ser a melhor opção de pontuação atrás de Joel Embiid, já que os 76ers pretendem destronar os Raptors.
Kemba Walker / Charlotte Hornets
Kemba Walker teve um contrato miserável nos últimos 4 anos em Charlotte ($12 milhões por ano). Agora, os Hornets podem oferecer-lhe um super-máximo de $221 milhões por 5 anos. A questão é – Irá ficar pelo dinheiro, ou mudar para uma franquia com maior poder de competividade?
Os Lakers, Knicks e Celtics têm sido apontados como os principais destinos de Walker, no entanto, é Boston que aparece como favorito (ainda hoje saíram notícias de que o acordo poderá estar já fechado).
Previsão: Boston Celtics, pois é peça perfeita para substituir Kyrie, e terá em Boston a equipa com mais argumentos para atacar o domínio na Conferência Este.
Tobias Harris / Philadelphia 76ers
Os Sixers parecem dispostos a assinar novamente com Tobias Harris. No entanto, para além de Butler, tem também JJ Redick na agência livre.
Harris não se encaixou muito bem em Philadelphia – a sua percentagem de 3’s caiu para 32.6% em 27 jogos com os 76ers, embora ele tenha mais sucesso em situações de “catch and shot” – mas isso pode mudar se Butler sair.
O nativo de Long Island foi associado a ambas as equipas de New York. Ele é um atacante eficaz com oito anos de experiência na NBA, apesar de ter apenas 26 anos.
Previsão: Harris será um plano B para enúmeras equipas. Se Butler ficar sair de Philadelphia, Harris certamente assina um super-máximo. Mas se Butler fica, Harris pode ir para os Nets, ou regressar aos Clippers – neste caso, depende de Durant e Leonard – ou até pode mesmo assinar pelos Dallas Mavericks.
Al Horford / Boston Celtics
Independentemente da sua idade, Al Horford continua a ser uma presença dominante no pintado e um jogador eficaz, que pode ser um fator de diferença para um concorrente ao título. Ele provou que pode ter um papel valioso nas aparições nas Finais da Conferência Este com os Boston Celtics.
Horford assimiu um grande risco ao declarar que iria recusar a sua opção de jogador por $30.1 milhões. No entanto, há rumores de que o jogador de 33 anos tem um negócio valioso á sua espera. Apesar de não ser um jogador que tenha impacto a nível pontual, Horford é um excelente defesa e apresenta boas taxas de acerto de 3’s (36% na temporada passada).
Previsão: Os Dallas Mavericks contratam Horford por um contrato de 4 anos a troco de $100 milhões.
Khris Middleton / Milwaukee Bucks
Khris Middleton é o segundo melhor marcador dos Milwaukee Bucks e está prestes a receber o que merece. Assinar novamente o extremo All-Star é prioritário para os Bucks.
Há questões legítimas de se Khris é ou não jogador de super-máximo, mas é preciso ter em conta que é dos melhores atiradores de 3’s da Liga e muito bom defesa. Houve rumores de que os Indiana Pacers podem estar interessados nos serviços do jogador 27 anos, algo que parece aumentar ainda mais o seu preço.
Previsão: Os Bucks assinam novamente Middleton oferecendo-lhe um contrato máximo.
Nikola Vucevic / Orlando Magic
Nikola Vucevic liderou os Orlando Magic aos Playoffs na temporada passada, algo que não acontecia há 7 anos. O seu impacto ofensivo faz dele uma das opções secundárias de maior valor nesta agência livre.
Ele registou médias de 20.8 pontos, 12 ressaltos e 3.8 assistências na temporada passada. Muito bom a jogar no pintado e um jogador extremamente inteligente.
Previsão: Vucevic terá mercado assim que os grandes agentes livres tiverem os seus contratos assinados. Há uma boa hipótese de ele ficar em Orlando, tendo em contar que desde Dwight Howard que os Magic não íam aos Playoffs. Um aumento salarial certamente fará com que Nikola fique na Flórida.