Connect with us

EXTRA NBA

NBA 2019 Draft Prospect: Zion Williamson, perfeito encaixe, no perfeito momento!

Dentro de uns dias, irá arrancar o 2019 NBA Draft, e todos os olhos vão estar em cima de Zion Williamson.

O que mais se destaca quando falamos em Zion – a maior razão pela qual ele se tornou uma sensação na internet com a grande hipótese de se tornar uma superestrela na NBA, é a sua capacidade atlética.

São os afundanços!

Os seres humanos não são supostos ser do tamanho de Zion, e as pessoas que são tão grandes, não se mexem como ele certamente. O atletismo que ele apresenta, desempenha um papel importante na razão pela qual é o melhor prodígio a entrar na NBA desde Anthony Davis, no entanto está longe de ser a única razão pela qual ele tem a oportunidade de ser o talento da sua geração.

Numa era do basquetebol onde não há posições, Zion Williamson tem o potencial de evoluir para o small ball, ou como centro, ou mesmo onde o seu técnico o querer colocar dentro do campo de forma a ser mais letal perante o seu adversário.

Começando no lado defensivo, Williamson mede 2.01 metros com uma envergadura de 2.08 metros, mas entre o seu atletismo, a sua força explosiva e velocidade, ele joga como se tivesse 2.15 metros de altura e menos 20 kg – sim, é preciso ter também em conta que ele pesa 129kg!

Ele não é jogador de ficar colado dentro da zona a defender – ele é terrível a defender de fora para dentro, onde regista enúmeros abafos.

A sua capacidade de ler o jogo e antecipação está num nível completamente diferente, o que faz dele um perigoso defesa. Ele não é apenas um protetor do aro, ele mexe muito bem os pés, conseguindo defender o base da equipa adversário, mesmo durante trocas posicionais.

Ele consegue fazer estas coisas numa era dos basquetebol onde os homens grandes são muitas vezes solicitados a ter estes comportamentos defensivos. No entanto, é na transição onde ele pode vir a ser mais valioso e extremamente perigoso. Há espaço para melhorar o seu controlo da bola, mas ele pode perfeitamente entrar num jogo da NBA hoje e conduzir a bola de uma extremidade à outra sem grandes dificuldades. A sua velocidade e força fazem com que ele seja praticamente impossível de parar quando levanta a cabeça e arranca.

Um dos parâmetros em que ele é muito bom, é a sua visão e capacidade de assistir com critério e qualidade.

Os números de assistências de Zion, serão os picos no próximo nível. Não só pelo fato de ele estar a ir para uma Liga onde existe mais espaço, mas também porque ele vai estar rodeado de atiradores.

Com esse espaço, irá ser muito mais difícil proteger Zion. Simplesmente não existe neste momento um 5 na NBA que consigo proteger o jovem prodígio longe do arco, pelo menos de uma forma consistente, e os jogadores que são rápidos o suficiente para o acompanhar, não vão ter o físico suficiente para o travar corpo a corpo. E mais, Williamson tem capacidade de lançamento – ele terminou a temporada com uma taxa de acerto de 33.8% da zona de três. Se Draymond Green registasse uma essa taxa de acerto de 3’s, talvez os Raptors o tivessem respeitado mais.

E porque falar em Green? Porque é o exemplo perfeito para começar a falar sobre o que pode ou não Williamson fazer no próximo nível. Williamson será capaz de fazer – e tem todo o potencial para ser melhor – todas as coisas que tão bem faz Green – Ele defende todas as posíções, do 1 ao 5, protege o aro, conduz a bola, assiste, pontua, é um autêntico touro em campo onde faz tudo. Mas o que realmente diferencia Green do resto, é a maneira como ele consegue explorar o 3 contra 2 e o 2 contra 1 ofensivamente e parar um 2 contra 1 defensivamente.

Poucos são os jogadores que têm a inteligência de Draymond no jogo geral.

Zion tem o conhecimento de basquetebol e capacidade de, potencialmente, fazer tudo o que faz o Green – pois ele é mais atlético, melhor defesa natural, melhor marcador, e um jogador extremamente difícil de parar no 1 contra 1.

Vai ser muito interessante ver este jovem jogador na próxima temporada na melhor Liga de basquetebol do mundo!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Segue-nos no Facebook

More in EXTRA NBA