Connect with us

Toronto Raptors

Kawhi Leonard é o líder perfeito para os Toronto Raptors!

Kawhi Leonard lidera com calma, e é exatamente isso que os Raptors precisam quando se apoximam de um campeonato imortalizante.

Os Toronto Raptors estão a um jogo de vencer as Finais da NBA de 2019, graças a vitórias consecutivas contra o bicampeão e defensor do título, os Golden State Warriors no Oracle Arena. Não importa quantas vezes se repete esta frase – não deixa de ser arrepiante!

O homem do centro das atenções dessa conquista, está tão focado no jogo que parece que o maior palco do desporto o aborrece. Isso, supostamente, é mais uma evidência das suas qualidades alienígenas e robóticas. O homem não tem emoções.

Após a vitória dos Raptors no Jogo 4, Kawhi Leonard foi questionado sobre como ele mantém a sua compostura sob tanta pressão. A sua resposta resumiu exatamente ao que o torna tão especial:

As entrevistas lacônicas e atitudes estóicas de Leonard, fazem dele um alvo fácil para piadas, esse comportamento impertubável é a sua arma mais poderosa. Ele transformou os Raptors, conhecidos como equipa que vergava sobre pressão e falhava nos momentos chave, para uma equipa totalmente oposta. São simplesmente frios!

Após Kawhi se separar dos San Antonio Spurs, Gregg Popovich disse aos jornalistas que, embora os Spurs tenham perdido a habilidade óbvia de Leonard, ele não é um líder:

Kawhi era um grande jogador, mas ele não era um líder em nada“, disse Popovich. “Manu e Patty eram os líderes. O talento de Kawhi irá fazer sempre falta, no entanto líderança não era com ele. Pode ser que venha durante o seu progresso na carreira, mas foi Manu e Patty que fizeram esse papel na temporada passada, e LaMarcus (Aldridge) vem de um longo caminho nesse aspecto.

No entanto, isso era a verdade nos Spurs, mas no que toca aos Raptors, Leonard é o líder claro, especialmente nestes Playoffs. O seu estilo de liderança, não é fácil de perceber, pois é totalmente diferente do estereótipo de um líder nos desportos.

Os desportos dão frequentemente falados em termos de guerra, e geralmente, pensamos que os líderes deveriam de se comportar como os grandes generais liderando o batalhão para a vitória no campo de batalha. Isso significa cara agressiva, bater no peito e gritar. Significa ver pessoas impetuosas que constuma dar grandes discursos motivacionais para levar a sua equipa a fazer o máximo. Draymond Green, por exemplo, é esse tipo de líder: Expressivo e visceral.

Já Leonard está no extremo oposto. Se prestar atenção às suas expressões faciais e reações durante o jogo, nem sabe que ele está no meio das Finais da NBA. Quer esteja a ganhar ou a perder – quer esteja 5 minutos sem marcar um ponto, ou prestes a vencer o título de campeão da Conferência Este pela primeira vez na história da fraquia – a atitude dele é inabalável.

Essa calma, infectou o resto dos seus colegas de equipa. Quando os Raptors perderam os dois primeiros jogos frente aos Milwaukee Bucks [0-2] nas Finais da Conferência Este, Leonard teria dito aos seus colegas de equipa para “aproveitar o momento, ficar aqui, ficar juntos, somos bons”. Depois, Norman Powell elogiou Leonard pela sua capacidade de relaxar os seus colegas de equipa:

A única coisa que Kawhi realmente enfatizou para nós foi – ‘aproveitar’. Não sais muito fora da tua personagem, apenas aproveita o momento e continua a ir lá para dentro e dá tudo o que tens. Foi uma sensação incrível poder mudar o chip dessa maneira e lutar.

Após os Raptors vencerem o Jogo 3 no Oracle Arena nas Finais da NBA, Pascal Siakam repetiu as palavras de Powell:

Ele sempre foi aquele homem que você pode olhar quando as coisas estão a correr mal. Ele apenas tem um comportamente – Calmo. Isso transmite-nos paz, sabemos que as coisas vão ficar bem. Sempre que estou com ele em campo, é assim que me sinto.

Leonard é muito mais do que um homem de poucas palavras. Essas palavras são sempre seguidas de ações.

No Jogo 6 contra os Bucks, Leonard marcou oito dos últimos 10 pontos no terceiro período para inicial um parcial de 26-3 que colocaria os Toronto Raptors nas Finais da NBA. No Jogo 4 contra os Warriors, Leonard manteve sozinho os Raptos no jogo no primeiro período. Os Raptors mesmo jogando mal, chegaram ao intervalo desse jogo a perder apenas por 4 pontos. Antes de os Warriors poderem começar o seu ataque louco no início do terceiro período, Leonard tinha acertado dois triplos consecutivos para dar aos Raptors a primeira liderança no Jogo.

Durante muito anos, os Raptors eram conhecidos como “Baby Raptors” – Pois colapsavam sempre sob pressão. Essa identidade estava tão vinculado que, independentemente do sucesso da temporada regular, poucos acreditavam na sua capacidade de ter sucesso nos Playoffs. Graças a Leonard, essa distinção não se aplica mais.

É verdade que LeBron James não está mais no Este para aterrorizar os Raptors, mas estes Playoffs também os colocaria no seu limite. A cada série, os seus adversários levou-os ao ponto em que qualquer outra equipa dos Raptors teria colapsado.

No entanto, esta equipa dos Raptors não fica desesperada. Eles perderam o primeiro jogo frente aos Orlando Magic, tendo vencido o 4 seguintes. Eles estávam a perder 2-1 frente aos Philadelphia 76ers e responderam com uma vitória no Jogo 4 e um jogaço com um final de loucos no Jogo 7. Estiveram a perder 2-0 frente aos Milwaukee Bucks, tendo vencido os 4 seguintes.

Nestas Finais, os Warriors tiveram momentos em que pareciam imbatíveis, porém os Raptors nunca entraram em pânico. Eles simplesmente regressam ao campo, dobram o seu esforço em ambas as extremidades do campo e nunca deixam de lutar até conseguir a vitória.

Ao descrever o poder de um verdadeiro líder, David Foster Wallace escrever:

“Um verdadeiro líder é alguém que, por causa do seu próprio poder, carisma e exemplo, é capaz de inspirar as pessoas, como ‘inspirar’ sendo usado aqui de maneira séria e não-cliché. Um líder de verdade pode, de alguma forma, fazer com que façamos certas coisas que, no fundo, achamos que são boas e queremos poder fazer, ams geralmente não conseguimos fazer sozinhos.”

Kawhi Leonard deixa o resto dos Raptors relaxar. Não porque ele esteja a carregar a sua equipa individualmente o tempo todo, mas porque ele nunca se incomoda com a situação, seja boa ou má. Os seus colegas de equipa, antes de propensos ataques a ataques de pânico, agora olham para ele em busca de orientação e refletem a sua atitude. Leonar continua o seu trabalho extraordinário em ambas as extremidades do campo com foco, controlo e intensidade, e essas qualidade foram chave para esta temporada absolutamente incrível dos Toronto Raptors.

As qualidade de liderança de Leonard ilustram o aspecto mais surreal desde ridículo sonho dos Raptors: Os Raptors, a equipa que era conhecida por se desintegrar, está agora a uma vitória de um inédito título. Leonard pode não se encaixar na idéia tradicional de um líder, mas ele é o líder final de uma equipa dos Raptors que está agora á beira da imortalidade no mundo do basquetebol e da NBA.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

More in Toronto Raptors