Os Toronto Raptors fizeram mais do que ganhar o primeiro jogo na noite de quinta-feira.
Eles traçaram um plano como vencer os Golden State Warriors e vencer as Finais da NBA.
É por isso que os adeptos dos Raptors estão tão otimistas – Os Raptors colocaram questões no Jogo 1 aos Warriors, que será difícil eles conseguirem responder no Jogo 2 (especialmente sem Kevin Durant, que permanece de fora). Se Toronto vencer este Jogo 2, e mesmo que KD regresse para o Bay Area, é preciso ter em conta as boas hipóteses dos Raptors.
Os Warriors precisam do Jogo 2. O que significa que eles precisam de fazer algumas coisas muito melhor, começando com uma melhor defesa no meio campo.
Parecia que no Jogo 1 das Finais da NBA, foi jogado a um ritmo acelerado, porque ambas as equipas tentaram empurrar a bola até á extremidade do campo e tentar encestar em transições fáceis. Os Raptors, em particular, foram com alguns passes mais longos até à extremidade do campo, e expuseram a defesa de transição dos Warriors a 24 rápidos pontos de break.
Mais importante, na outra extremidade, os Raptors também fizeram um trabalho fantástico defensivo, tirando pontos fáceis aos Warriors – houve apenas 97 posses neste jogo. Os Warriors precisam pelo menos três dígitos – tinham apenas 17 rápidos pontos de break.
No meio do campo, a defesa dos Raptors trancou os Warriors – 0.84 pontos por posse (estatísticas através de Cleaning the Glass, que só conta o primeiro lançamento em direção a esse número). Para comparação, na temporada regular, os Warriors tiveram uma média de um ponto por posse no meio-campo. O que os Raptors fizeram, não deveria ser uma surpresa, foi assim que eles bateram os Bucks na última ronda.
Sem Durant, isso leva a uma das duas grande questões para os Warriors no Jogo 2 nesta noite de domingo em Toronto.
De onde vêm os seus pontos?
Golden State chegou á linha de lance livre 31 vezes no primeiro jogo, liderado por Stephen Curry em 14-14. Provavelmente, os Raptors vão sofrer menos no jogo 2, o que significa que os Warriors precisam de encontrar uma maneira de criar incompatibilidades e criar contadores para os Raptors que estão claramente preparados para obter uma aparência mais limpa. Klay Thompson fez 21 pontos e ganhou 17 ressaltos, ele pode fazer mais, e Andre Iguodala não acertou um único triplo desde a série frente aos Houston Rockets, e eles precisam deles para conseguir alguns triplos. Não pode ser apenas Curry e Thompson.
Dito isto, os Warriors ainda tinham uma classificação ofensica de 112.4 pontos para o jogo, um pouco abaixo da média da temporada regular, mas ainda é um jogo ofensivo suficiente para vencer. O que leva á grande questão para os Warriors.
Conseguem eles marcar o suficiente para vencer os Jogo 2?
Os Golden State têm de ser melhor nos últimos metros do campo, começando com a defesa de transição.
“A coisa mais importante para mim foi que a nossa defesa de transição foi horrível e esse é o jogo“, disse Steve Kerr, técnico dos Warriors, após o Jogo 1. “Essa é a prioridade número 1 quando você joga frente aos Raptors. Nós abdicamos de 24 pontos em perdemos a bola por 17 vezes. Portanto, isso foi o jogo na verdade.”
Os Warriors precisam realmente de proteger melhor o seu aro. Os Raptors acertaram 20 em 28 dentro dos 2.5 metros do aro no Jogo 1 – eles entraram e marcaram. Esses são os cestos fáceis que os Warriors têm de marcar, tanto com Draymond Green, quanto com quem está a jogar no centro (Jordan Bell, DeMarcus Cousins, Kevon Looney). Os Raptors não podem ter essa facilidade em marcar perto do aro.
Espera-se que Green jogue um pouco mais perto de Pascal Siakam, mas os Raptors neste caso podem ficar muito mais ofensivos com Kawhi e por Lowry. Os Warriors precisam de fazer um trabalho muito melhor se querem vencer o Jogo 2.
Caso contrário, os Warriors vão estar numa posição onde nunca estiveram na era de Steve Kerr, 0-2 nas Finais da NBA.