Connect with us

EXTRA NBA

PREVISÃO: Final da NBA entre os Golden State Warriors e os Toronto Raptors!

A disponibilidade da superestrela (de momento lesionado) Kevin Durant pode determinar a série deste ano.

De vez em quando, a melhor equipa não vence o campeonato da NBA – por vezes é o mais saudável. Alguns exemplos vêm á à menta, como os LA Lakers de 1988-89, que perdeu Byron Scott devido a uma lesão no tendão, e Magic Johnson similarmente num jogo na série frente aos Pistons. Os Cleveland Cavaliers de 2015, já sem Kevin Love, viu Kyrie Irving ficar de fora devido a uma fratura no joelho.

Talvez essas equipas teriam vencido a Liga, ou talvez não. É um daqueles mistério de basquetebol que não serão resolvidos.

NBA Final 2019

Bem, os Warriors lutam pelo tão desejoso terceiro título consecutivo, algo feito por muito poucas equipas na história da NBA. Esperam estar saudáveis, pois Kevin Durant deve jogar frente aos Raptors.

Os Warriors [que estão sem Durant nos últimos 5 jogos] jogaram de foram impressionante na série frente aos Portland Trail Blazers, varrendo-os por 4-0. Embora seja bom saber que os Warriors conseguiram vencer o título de campeão da Conferência Oeste sem Durant, o pensamento convencional diz que os Warriors irão precisar dele em algum momento. Estará por perto para socorrê-los quando a bola não cair para Steph Curry e Klay Thompson?

Não podemos esquecer que Durant foi enorme na primeira ronda e metade da segunda. E Cousins? Ele também deve regressar… Uma coisa é certa, pela primeira vez em 5 anos, estes Warriors não têm que enfrentar LeBron James para ganhar um título, e enquanto Kawhi Leonard é um ex-MVP de Finais, e está agora nos Raptors, ele ou qualquer outro ser humano, não é um LeBron James em Playoffs.

Esta foi uma temporada satisfatória para a franquia dos Raptors, que finalmente experimentou um avanço pós-temporada (em grande parte graças à saída de James da Conferência Este). Ainda assim, Kawhi Leonard tem de ser uma imitação de LeBron para manter alguma experança que estes Raptors possam vencer os Warriors á melhor de 7.

Três coisas a ter em conta

1º -Será que Kawhi Leonard sobreviverá a Draymons Green e Andre Iguodala?

Uma coisa é ver como um defesa sólido  no seu caminho, como o Kawhi fez com Giannis Antetokounmpo. Mas o que acontece quando os Warriors podem jogar com Green e depois Iguodala e tavlez Klay Thompson, e mesmo Kevin Durant? Pode ser problemático para os Raptors e frustante para Kawhi, especialmente se Danny Green, Pascal Siakam, Serge Ibaka e companhia não assumirem despesas do jogo.

2º – Kyle Lowry pode acompanhar Stephen Curry defensivamente?

Este será o grande desafio para Lowry, colocar algemas num base que registou 35 pontos de média nos últimos 5 jogos (quatro frente aos Blazers e 1 frente aos Rockets) sem Kevin Durant a trazer a mesma enegia do outro lado para aliviar a carga de Kawhi Leonard. Lowry não abrandou nenhum dos dos grandes atiradores das três rondas anteriores: DJ Augustin, JJ Redick, Eric Bledsoe.

3º – Será necessário algum ajuste quando Kevin Durant regressar?

Este é um dos debates mais confusos que acontece fora da organização dos Warriors. Não deve haver qualquer desconforto com Durant de volta ao jogo, a menos que você pense mais nas últimas semanas que nos últimos 2 anos e meio. Além disso, ele está cercado de colegas mais altruístas que poderá ter, começando com Curry.

 

O número a saber

6.2 – Através das primeiras três rondas dos Playoffs, os Warriors superaram os seus adversários em 6.2 pontos por 100 posses. Esse é o pior registo nas três primeiras rondas aos longo desta dinastia de 5 temporadas consecutivas a ir á Final da NBA.

Nos últimos 4 anos, o diferencial de pontos mais baixos dos Warriors na primeiras três rondas foi de 6.4 por 100 posses, no ano de 2016, o ano em que perderam a Final. O tempo dirá se o diferencial do ponto inferior é uma indicação de que os Warriors não derrotáveis (de novo). O que sabemos agora é que, estatísticamente, ele não têm sido tão bons quanto nos últmimos 2 anos.

Todos os seus jogos da semi-final da Conferência Oeste frente aos Houston Rockets, estavam dentro dos 5 pontos nos últmimos 5 minutos de jogo. E apesar de terem derrotado so Portland Trail Blazers na Final da Conferência Oeste, ele perderam 51% dos minutos daquela série e pelo menos 17 pontos em cada um dos três últimos jogos.

É na defesa onde os Warriors não são tão bons este ano. Em cada um dos quatro anos anteriores, ele permitiram menos pontos por 100 posses do que a média da pós-temporada nas três primeiras rondas [5.3 a menos do que a média de 2015, 1.6 a menos em 2016, 8.7 a menos em 2017 e 6.5 a menos em 2018]. Nestes Playoffs, eles permitiram 110.2 pontos por 100 posses, uma marca que ocupa o nono lugar entre as 16 equipas e é 1.8 pontos por 100 posses a mais que a média (108.4).

Claro que o ataque dos Warriors, apesar da ausência de Kevin Durant nos últimos 5 jogos, nunca foi melhor. Em 16 jogos os Warriors marcaram 116.5 pontos por 100 posses, 8.0 a mais que a média de Liga. E um ataque ridiculamente eficiente só pode ser suficiente para um terceiro campeonato consecutivo.

PICK

Os Raptors rolaram o dado no verão passada para adquirir Kawhi Leonard e mesmo se perderem esta Final e ele sair na agência livre, foi uma aposta que valeu, até porque fizeram história ao ir á Final. Canadá será eternamente grato. Ainda assim, apesar disso, e também pela extraordinária campanha de Kawhi Leonard neste Playoffs, os Raptors estão em desvantagem em todos os sentidos, excepto no apoios dos adeptos. Uma equipa Warriors totalmente saudável, ganha facilmente – uma equipa Warriors sem Durant, que perdeu alguns jogos, ganha um pouco menos facilmente. Acredito que so Raptors possam dar luta, mas não serão suficiente para ganhar numa série de 7 jogos.

Warriors em 6.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Segue-nos no Facebook

Parceiros

More in EXTRA NBA