Vai haver festa este junho em Oakland!
Está tudo pronto, último ano a jogar no Oracle Arena, Oakland, e muito discretamente, a cidade está a preparar tudo para receber os Golden State Warriors com o título de campeão – o terceiro título consecutivo! E não há equipa que possa fazer algo contra isso…
Ou será que há?
Os Warriors são, claramente, sem sobra de dúvida, a equipa favorita a ser campeã da NBA. NOVAMENTE! Mas, há algumas equipas que têm poder para destronar os Warriors, não que seja fácil, mas não é impossível. E ao contrário do que se tem passado nos últimos 2 anos, o seu grande desafio, será mesmo a Final da NBA!
Aqui estão as cinco equipas que têm poder suficiente para fazer frente a estes Warriors e sagrar-se campeão.
1. Toronto Raptors
Não se iludam, o termo “os Raptors não são equipa de Playoffs”, é parte do passado. Estes Raptors são totalmente diferentes do que vimos até agora. Eles contruíram a equipa esta temporada para os Playoffs. E é uma equipa que se bateu bem com os Warriors durante a temporada regular. É uma equipa com profundidade, extraordinária defesa, pontuam de qualquer lado e entram para os Playoffs completamente saudáveis.
Ninguém vai parar Kevin Durant, mas Kawhi Leonard é um autêntico muro – este homem até de costas defende. Kawhi Leonard é suficiente para defender 1-vs-1 KD, sem precisar de os seus colegas deixarem as suas marcações. Não misturando os jogos de fase regular com os Playoffs, no passado mês de Novembro, Leonard e KD tiveram um duelo em ambas as extremidades do campo e foi sem dúvida dos melhores duelos da temporada.
Danny Green é um forte defensor que pode cobrir perfeitmante Klay Thompson ou Stephen Curry, e Kyle Lowry pode fazer um trabalho sólido [defensivamente] no outro [seja Curry our Klay]. Pascal Siakam, o jogador que mais evoluiu ao longo da temporada, pode ser chave quando os Warriors jogarem small ball com Draymond Green no centro. Marc Gasol irá defrontar DeMarcus Cousins, que será sem dúvida um duelo de gigantes com muito poder físico, mas não esquecer Serge Ibaka, que tem mais do que capacidade para fazer frente ao Cousins. Os Raptors ainda contam com qualidade no seu elenco, tal como Norman Powell, OG Anunoby e Fred VanVleet.
Os Raptors são 5º classificados no ranking de mais pontos marcados nesta temporada e vão marcar pontos frente aos Warriors. Podem marcar dentro e fora. E quando o jogo estiver no limite, Kawhi Leonard sem dúvida que dará o passo em frente e relembrar o porque de ele ter sido já MVP da Final.
Os Warriors são favoritos se esta for a Final, mas os Raptors são venenosos e táticamente muito equilibrados.
2. Milwaukee Bucks
Quando falamos nos Milwaukee Bucks, falamos no atleta mais forte da Liga, Giannis Antetokounmpo! Este homem é um poço de força incansável em ambas as extremidades do campo [que o diga Embiid à umas semanas].
Os Bucks registaram o 4º melhor ataque desta temporada regular, liderado por um dos favoritos a MVP, Giannis Antetokounmpo.
Mas veremos estes Bucks pelos todo [atenção, a equipa com o melhor registo da Liga]. Eles estão construídos detalhadamente á volta de Giannis, nomeadamente no que toca á defesa. Khris Middleton [que temporada!!], Malcolm Brogdon, e o “pitbull” Eric Bledsoe.
Os Bucks, são uma das poucas equipas com capacidade de acertar triplos á velocidade e volume dos Warriors, e eles podem estar dispostos a jogar assim. Se [e atenção, isto certamente vai acontecer enúmeras vezes, caso as equipas se defrontem na Final] os defesas dos Warriors tiverem que sair do pintado para defender os atiradores dos Bucks – nomeadamente Cousins atrás de Brook Lopez [extremamente forte de 3’s], vai deixar espaço para os ataques imparáveis de Antatokuonmpo – e sejamos realistas, “The Greek Freak” é imparável no ataque ao cesto. Ele simplesmente provou-o contra todas as equipas, todos os jogadores, e em todas as arenas durante TODA a temporada.
O que os Bucks precisam é de Brogdon de volta e saudável para fazer frente a Klay Thompson. E mais, Milwaukee teria de encontrar uma maneira de conseguir mater o seu jogo defensivamente, fazendo com que Brooks bloqueie entradas no pintando e ao mesmo tempo não dar muito espaço aos atiradores dos Warriors.
Finalmente, quando os Warriors jogarem small ball, os Bucks podem colocar Giannis no centro, e aí…Todos nós sabemos o resultado.
No papel, os Bucks têm as ferramentas necessárias, veremos, se acontecer, do que os Bucks são capazes na prática.
3. Houston Rockets
Esta é a mesma equipa que esteve em vantagem ao intervalo do jogo 7 na Final da Conferência Oeste na temporada passada, e a jogar em casa!
Bem, não exatemente igual. Mas estão a jogar perto do mesmo nível da temporada passada, e estão saudáveis. Chris Paul parece ter regressado aos seus melhores momentos, Clint Capela está em forma, Danuel House Jr. e PJ Tucker encontraram o seu papel na equipa, e desde a pausa do All-Star Weekend, os Rockets registam a segunda melhor defesa da Liga.
Os Rockets, têm James Harden, que registou números absolutamente arrepiantes nesta temporada regular… 36.1 pontos por jogo! Num total de 79 jogos disputados…
É verdade que os Rockets não têm Trevor Ariza, ou a mesma profundidade, mas a verdade é que os Rockets são a melhor segunda equipa da Conferência Oeste e estando saudáveis, são claramente uma ameaça aos Warriors [que o digam na temporada passada, não fosse a lesão de Chris Paul e certamente seriam estes Rockets os campeões].
Se os Rockets e os Warriors se encontrarem, será na segunda ronda da Conferência Oeste – e isso pode ser bom para Houston. Nas temporadas anteriores aconteceu sempre o mesmo… James Harden perde gás, pois o homem é o v12 dos Rockets que nunca para, desde que começa a temporada, até acabar. E todos nós sabemos do que o homem fez durante mais de 30 jogos enquanto Capela e Paul estavam lesionados!
Veremos se temos um confronto de pesos pesados já na segunda ronda e se estando saudáveis, estes Rockets conseguem derrotar 5 All-Stars…
4. Boston Celtics
Eram dados como favoritos na Conferência Este na pré-temporada. No entanto, algo se passou na temporada dos Boston Celtics, pois foram das equipas mais inconsistentes da Liga.
São sem margem de dúvida dos plantéis mais ricos da NBA.
No papel, o encaixe dos jogadores é interessante – Kyrie Irving frente a frente com Stephen Curry [dos melhores bases no que toca a drible]. Al Horford consegue ser eficiente frente a um DeMarcus Cousins, seja no pintado (Horford é um melhor defensor dentro do garrafão que muita gente pensa, e no ataque ele pode arrastar Cousins para a zona de 3´s) ou se os Warriors jogarem small ball e Green estiver a centro.
Os Celtics vão precisar de um Marcus Smart saudável e com a cabeça no lugar. Jayson Tatum, Jaylen Brown e Terry Rozier apenas precisam de jogar tão bem quanto os Playoffs da temporada passada. Muitas coisas tem de correr bem aos homens comandados por Brad Stevens para poderem derrotar estes Warriors, mas para já, duro teste frente aos Indiana Pacers.
5. Philadelphia 76ers
Os Philadelphia 76ers estão nesta lista apenas por um motivo simples: Eles têm o segundo melhor 5 titular da Liga. É o melhor 5 inicial que pode defrontar os Warriors.
Joel Embiid ( pode perfeitamente meter DeMarcus Cousins num bolso, porém, nos jogos que se apresentou frente aos Warriors não jogou muito bem. Tem um defeito, fala demasiado para a regularidade em campo, no entanto, extraordinário jogador!), Ben Simmons, Jimmy Butler, Tobias Harris e um atirador nato, JJ Redick. Quando estão os 5 em campo, já mostraram que são dominantes em ambas as extremidades do campo.
O problema, é profundidade e quando as coisas não começam bem. Eles perdem por completo a química entre ambos e as coisas começam a ficar descontroladas.
Os Philadelphia têm um longo caminho a percorrer se querem ser uma ameça real aos Warriors, mas se conseguirem sobreviver no Este, talvez eles tenham a sua real oportunidade frente aos Golden State Warriors.