Golden State Warriors ainda é o favorito a vencer o seu terceiro anél em quatro anos!
Milwaukee Bucks, Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics, Philadelphia 76ers, Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets podem cancelar os planos de férias para meados de Abril, pois a não ser que aconteça algo de muito anormal, e por pura estupidez, estas equipas vão estar nos Playoffs esta temporada.
Para LeBron James e Dwyane Wade, ainda há muito trabalho pela frente.
A pausa All-Star termina esta quinta feira e temos grandes jogos esta noite, nomeadamente Bucks/Celtics e Lakers/Rockets.
O último terço da temporada regular começa – é a fase de tudo ou nada para garantir lugar nos Playoffs. Ninguém conquistou oficialmente um lugar, mas as equipas mencionadas acimas, são as mais fortes da liga e estão com um registo fortíssimo para garantir matemáticamente um lugar dentro de um mês.
“Todos os anos é um novo desafio, diferentes circunstâncias“, disse o base dos Golden State Warriors, Stephen Curry. “Estamos motivados. Sabemos bem o que está em jogo.”
LeBron James jogou as últimas 8 Finais da NBA, todas elas a representar equipas da Conferência Este – 4 anos com os Miami Heat e 4 anos com os Cleveland Cavaliers. Esta temporada, ao serviço dos Los Angeles Lakers, ocupa o 10º lugar na Conferência Oeste, três jogos atrás dos LA Clippers para o último lugar de acesso aos Playoffs.
LeBron jogou nos Playoffs 13 temporadas consecutivas.
“Espero que, em primeiro lugar, todos estejamos saudáveis“, disse o presidente dos Lakers, Magic Johnson. “Esta tem sido uma das piores temporadas que já tive em torno do basquetebol dos Lakers no que diz respeito a lesões. Quando estávamos saudáveis, estávamos em 4º lugar. Agora estamos em 10º lugar. Porém, quando se têm LeBron James, tudo é possível.”
Miami faz parte de um grupo de 6 equipas que disputam lugares de acesso aos Playoffs, e Wade, espera que na sua temporada de despedida, possa registar mais uma presença nos Playoffs. Os Heat, ocupam o 8º e último lugar de acesso aos Playoffs.
Os Sacramento Kings estão no caminho certo para acabar com a mais longa seca afastado dos Playoffs da NBA. Os Kings não se qualificam para os Playoffs desde a temporada de 2006. Já a seca dos Pheonix Suns, vai continuar pela nona temporada consecutiva, mas Orlando (atualmente detentor da terceira mais longa seca) entrou para a pausa dos All-Star Weekend com um registo de 5 vitórias nas últimas 5 partidas, e pode ter ainda uma palavra a dizer na discussão por um lugar de acesso aos Playoffs na Conferência Este.
“Acho que nos sentimos bem conosco mesmos“, disse Nikola Vucevic, dos Orlando Magic. “Estamos confiantes“.
LeBron James
LeBron James pode ultrapassar Michael Jordan na lista de máximos pontuadores da história da NBA!
O debate vai durar para sempre (pessoalmente não faço comparações, todos os jogadores da história da NBA são únicos!) entre quem é o melhor jogador, se James, Michael, Kobe, Wilt, Kareen, Magic, Larry…
LeBron James está a 211 pontos de ultrapassar Jordan (32.292) pelo quarto lugar na lista. Quando chegar lá, cada um dos primeiros 4 lugares serão ocupados por jogadores que jogaram nos Lakers. 1º lugar – Kareem Abdul Jabbar (38.392), em 2º lugar – Karl Malone (36.928), em 3ºlugar – Kobe Bryant (33.643).
Pontuação elevada
A menos que cada equipa mude drásticamente a forma como joga todos os jogos nos próximos dois meses – o que não acontecerá – a Liga nesta temporada está com uma média de pontuação mais alta que nos últimos 30 anos.
As equipas estão com uma média de 110.7 pontos e 100 posses por jogo esta temporada. É o melhor registo desde a temporada 1984-85 (110.8 pontos por jogos) e a um ritmo mais rápido desde 1988-89 (100.9 posses por jogo).
Todas as 30 equipas estão a caminhar para registar 100 pontos por jogo nesta temporada. A última vez que isso aconteceu foi em 1986-87, quando a NBA tinha apenas 23 equipas.
A loucura dos triplos
A NBA está num ritmo impressionante no que toca a triplos convertidos. É a sétima temporada consecutiva a bater recordes de triplos convertidos.
James Harden, dos Houston Rockets, têm a chance de bater o recorde de triplos convertidos numa só temporada – neste momento está com 274 triplos convertidos (o que é o 5º melhor numa temporada) e a manter este ritmo nos 25 jogos que faltam aos Rockets, ele chega aos 401 triplos convertidos. Stephen Curry detêm o recorde de triplos convertidos numa só temporada com 402, na temporada 2015-16.
Mais James Harden
O All-Star dos Houston Rockets está a meio de uma temporada histórica na NBA!
A média atual de James Harden é de 36.6 (!) pontos por jogo – seria a oitava melhor de todos os tempos, e a melhor marca desde Michael Jordan (média de 37.1 pontos em 1986-87). A média mais alta de pontuação na história da NBA pertence a Wilt Chamberlain – média de 50.1 pontos por jogo em 1961.
James Harden lidera com mais 7.9 pontos por jogo que Paul George dos OKC na luta pelo MVP. É uma diferença enorme. Para colocar isto numa perspectiva: Se George mantiver a média da sua pontuação atual, 28.7 pontos por jogo, Harden continuaria a ser o líder da pontuação da NBA, mesmo que ele não marque nenhum ponto nos seus próximos 14 jogos!
Incrível Bucks
Com 43 vitórias nesta temporada, já é seguro afirmar que este é o melhor ano para os Milwaukee Bucks desde há muito tempo.
Os Bucks venceram 44 jogos na temporada passada e 46 na temporada de 2009-2010. Este é quase certamente o primeiro ano de 50 vitórias para os Bucks desde a temporada 2000-2001 (52-30), e os Bucks podem chegar ás 60 vitórias desde a temporada 1980-81. O técnico dos Bucks, Mike Budenholzer, diz que se juntou a Milwaukee no momento perfeito.
“Os adeptos, a energia, a nossa arena, tudo incrível“, disse Budenholzer. “Novas instalações de prática, uma equipa unida, front-office coeso, tudo encaminhado para ser uma extraordinária temporada“.
Mau Knicks
David Fizdale, o muito simpático e respeitado técnico do primeiro ano dos Knicks, está a supervisionar uma equipa de apenas 16 vitórias – o que é o pior registo da história da franquia. Obviamente, é tudo sobre o projeto de atacar esta agência livre (e que agência livre aí vem), que estão em ótima posição para adquirir os principais jogadores quando a janela anual do mercado das superestrelas da NBA abir, a 1 de Julho.
Os Pheonix Suns estão também no ritmo se fazer a sua pior temporada da história da franquia. Os Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers não devem bater no fundo a nível histórial, mas devem ficar lá perto. Ao todo, estas 4 equipas devem terminar a temporada com um registo percentual abaixo de 0.250 de vitórias. A maior desde que seis equipas registaram um desempenho tão mau desde 1997-98.
O Draft é dia 14 de Maio, e os Knicks, Suns, Bulls e Cavaliers saberão se valeu a pena o sofrimento desta temporada.