Arranca hoje o fim de semana mais espetacular da NBA, o All-Star Weekend.
O concurso de triplos está programado para amanhã (sábado), e haverá 10 prarticipantes pela primeira vez na história da Liga, um campo cheio de atiradores de elite com potencial para conquistar a coroa – mas apenas um pode levá-lo para casa.
Há aspirantes-contendores e ameaças reais para deixar a sua marca na história do concurso e da NBA.
Dirk Nowitzki
Apesar de ter já vencido o torneio antes, em 2006, Dirk Nowitzki está a registar a mais baixa percentagem da sua carreira no que toca a acerto de 3´s, com 30.8% de eficácia.
A perspicácia do gigante alemão não diminuiu, mas as suas oportunidades em Dallas não são as mesma que foi outrora. Porém é uma peça principal cuja função principal é orientar os jogadores mais jovens, nomeadamente com Luka Doncic.
Esta sexta participação no concurso é a sua última e procura um desempenho semelhante ao de Larry Bird.
Damian Lillard
Esta será a segunda vez que Damian Lillard irá participar desde a sua aparição em 2014. O base dos Blazers atira bem a bola, fazendo 2.9 triplos por jogo, registando 37.3% de eficácia, mas o seu jogo depende do equilíbrio e do ritmo, ao invés de “pick n’shot”.
Como base, Lillard tem a bola na suas mãos a maior parte do tempo e é o criador das suas próprias aberturas para lançar, tornando esta tarefa bastante difícil, com cinco bolas em cada posto para lançar em sequência.
Kemba Walker
Kemba Walker começou a temporada com grande sucesso na zona de 3’s, mas as médias foram caíndo. Apesar de ter conseguido um registo de 40% e melhor, ele agora está com 36.2% de eficácia na presente temporada, mesmo após ter registado um máximo de carreira de 3´s.
O nativo de Bronx beneficia da sua explosividade e movimento crossover para encotrar aberturas para o seu lançamento de três pontos, mas é improvável que consiga dar-se bem numa competição baseada em pura repetição.
Danny Green
Um participante pela primeira vez no NBA Three Point Contest,Danny Green é um extraordinários jogador de apoio, que na verdade se classifica entre os líderes da Liga devido a sua habilidosa defesa perimental e capacidade inquestionável de acertar triplos.
Está está com uma taxa de acerto de 3’s de 42.1% nesta temporada, depois de alguns anos em baixo, porém, o veterano registou uma taxa de 40% nas últimas cinco temporada consecutivas como membro dos San Antonio Spurs.
Green pode ser bastante perigoso se estiver com a mão quente, mas há questões sobre a sua habilidade de “pick n’shot”, embora os cantos do campo sejam o seu habitat natural.
Devin Booker
O campeão em título registou um recorde de triplos da NBA com 28 dos 34 pontos possíveis, dando um espetáculo no Stapes Center quando foi coroado vencedor do concurso em 2018, derrotando o então campeão, Klay Thompson na final.
Devin Booker conseguiu encestar 20 dos seus 25 lançamentos, mesmo contra todas as odds, ele garantiu uma vitória memorável em Los Angeles e tornando-se o primeiro jogador dos Pheonix Suns desde Quentin Richardson (2005) a vencer o concurso.
Booker está a registar um baixo de carreira de 32.5% de 3’s nesta temporada e com o número de participantes a aumentar para 10 participantes, as suas hipóteses não parecem ótimas para defender o seu trono como rei dos três pontos da NBA.
Khris Middleton
O artilheiro dos Milwaukee Bucks está a registar um máximo de carreira, com uma respeitável taxa de acerto de 37.8% da zona de 3’s.
Khris Middleton foi encorajado a reduzir as suas tentativas de médio alcance e a conquistar mais triplos pelo seu novo treinador Mike Budenholzer. Ele escutou, e aplicou-se, tendo registado seis por jogo como franco-atirador de apoio para o fenômeno colega de equipa, Giannis Antetokounmpo.
O franco-atirador regista 40% em três das suas sete temporada na Liga e é uma das ameaças mais letais no concurso. Cuidado.
Joe Harris
Joel Harris é o terceiro na NBA com a taxa mais elevada de acerto de 3’s, com 47.1%. Estando quente, é um especialista em “catch n’shot” e obriga a fazer com que qualquer um que ouse deixá-lo em aberto pague um preço alto.
Tomemos por exemplo os seus dois último jogos, onde combinou 11 em 13 de 3´s (84.6%).
Harris pode fazer chover (e bem) no Spectrum Center, assim como ele tem no feito no Barclays Center durante grande parte desta temporada, fazendo dele, um candidato sério a ir á final.
Buddy Hield
Buddy Hield, é o quarto na Liga com melhor registo de 3’s, com 44.9% de acerto, mas é de longo o que mais tentativas têm que qualquer um dos jogadores classificados entre os cinco primeiros.
O base dos Sacramento Kings já marcou 195 triplos ao longo dos 57 jogos desta temporada e ele pode surpreender na sua primeira aparição no concurso. Hield elevou o seu jogo para se tornar um artilheiro explosivo, e certamente não terá medo ao entrar no All-Star Weekend da NBA.
O produto de Oklahoma começou a beneficiar-se da sua capacidade de escapar entre bloqueios, além de criar espaços com o seu drible, fazendo dele um candidato experiente e digno de ter em consideração.
Seth Curry
Seth Curry, está entre os melhores da liga, e candidato a ocupar as Finais do concurso, pois está com uma percentagem de acerto de três de 46.5% nesta temporada.
Esta não é primeira vez que Seth regista alta percentagem de acerto. Com os Dallas Mavericks em 2016-2017, Seth registou 42.5% em 70 jogos e durante a temporada de 2015-2016 com os Sacramento Kings registou 45%.
Seth ficou de fora na temporada passada (2017-2018) devido a uma lesão de stress na sua perna esquerda, mas recuperou-se de forma formidável e claramente regressou á sua forma de atirar com precisão.
Stephen Curry
O atirador dos Golden State Warriors entrará no concurso pela sexta vez depois de uma ausência de dois anos das festevidades desde que perdeu para o seu colega de equipa Klay Thompson na final de 2016.Não há ninguém mais motivado para conquistar essa coroa que Curry, que é talvez a mais célebre e reverenciado candidato em Charlotte, que o base Kemba Walker.
Uma final contra o seu irmão tornaria este fim de semana All-Star em Charlotte num verdadeiro conto de fadas, com dois irmãos a fazer o que costumam fazer nas suas entradas, sendo que desta vez á frente de milhares de adeptos no maior palco de todos.Além disso, Stephen teve um mês relativamente decepcionante, registando apenas 36.5% da zona de 3´s.
Porém, todos nós sabemos que numa noite quente, não há mais ninguém mais letal que Stephen Curry.