Quando saudáveis, os Philadelphia 76ers têm possivelmente a segunda melhor formação inicial da Liga, atrás, obviamente dos Golden State Warriors que o cinco incial é composto por 5 All-Star!
Porém, não quer dizer que os Sixers, sejam a equipa, ou única equipa que possa derrotar os Warriors numa série de sete jogos.
Philadelphia tem muito talento, e é bem possível que represente já esta temporada a Conferência Este na Final da NBA. Mas, num confronto com os Warriors, teriam grande desvantagem em termos de experiência de Playoffs.
É por isso que eu não esperaria que os Milwaukee Bucks, que tem estado no topo da Conferência Este durante grande parte da temporada, tenha uma hipótese em vencer os Golden State Warriors a sete jogos, um ou dois, talvez vença, mais que isso, não.
O mesmo vale para os Boston Celtics. Eles têm mais experiência que qualquer outra equipa na Conferência Este em Playoffs, mas não estão a demonstrar tanta consistências como na temporada passada. Os Celtics tem um dos plantéis (se não “O plantel”) mais ricos da NBA, mas neste momento, não têm a solidez necessária para evitar que os Warriors vençam pela terceira vez consecutiva o campeonato.
Dito isto, sobra apenas uma equipa, a equipa que neste momento é capaz de derrotar estes Warriors a sete jogos… Os Toronto Raptors!
Apesar de ganhar apenas cinco séries de Playoffs nos seus 23 anos de história e chegar ás finais da Conferência Este apenas uma vaz, sinto que eles são a única equipa no Este que têm realmente hipóteses contra os Warriors.
O principal motivo? Kawhi Leonard, que está na sua primeira temporada com os Raptors após sete anos a representar os San Antonio Spurs. O MVP de 2014 da NBA Finals, sabe o que é jogar no maior palco da Liga, onde os níveis de pressão são altíssimos!
Neste momento, Leonard tem uma média de máximo de carreira no que toca a pontos por jogo (27.4), e ressaltos (7.9). Ele também distribui 3.1 assistências por jogos com 1.9 roubos de bola por jogo, enquanto dispara com uma taxa de acerto de 49.9% do campo, 37.4% de três e 85.8% da linha de lance livre.
São números de MVP para um homem que nem se houve falar…
Leonard, não é o único All-Star em Toronto. O ponto de partida da equipa é Kyle Lowry, que esteve em 4 All-Star Games desde que se juntou aos Raptors em 2012 e está a caminho da sua 5ª presença já no dia 17 de Fevereiro. E como Leonard, Lowry prefere manter a boca fechada e apenas jogar basquetebol.
Kyle Lowry, está perto de uma média de duplo-duplo esta temporada, registando 14,1 pontos e 9.2 asssistências por jogo. Ele também é dos melhores defesas da Liga no que toca a PG, com 1.4 roubos de bola por jogo e ainda acresce quase 5 ressaltos por jogo.
Fácil perceber que Leonard guardaria Kevin Durant e Lowry a Stephen Curry, colocando os dois melhores jogadores de cada equipa frente a frente. Além disso, os Toronto contam com um atlético Danny Green que também veio dos Spurs e que certamente causaria problemas a Klay Thompson na defesa, pois também é um exímio triplista.
Completando o cinco inicial dos jogadores dos Raptors temos Pascal Siakam e Serge Ibaka.
Siakam está a disfrutar de uma temporada de breakout no seu terceiro ano a jogar na NBA, já que atualmente está com médias de 15,4 pontos e 6,9 ressaltos por jogo. Enquanto isso, Ibaka é um veterano de 10 anos, que não é apenas o segundo melhor marcador da equipa com 16,1 pontos por jogo, mas também o segundo melhor ressaltador com 7,7 bolas ganhas na tabela por jogo.
Graças ao grupo inicial acima mencionado, os Raptors estão atualmente com um registo de 38-16 e em segundo lugar na Conferência Este. Ocupa o terceiro lugar na NBA com média de mais pontos marcador por partida (113.8) e o 7º lugar com menos pontos concedidos por jogo (108.5).
Os Raptors também têm um dos melhores bancos da NBA, com o centro de sétimo ano na NBA, Jonas Valanciunas (12.8 pontos e 7.2 ressaltos por jogo) e o base de terceiro ano, Fred VanVleet (10.4 pontos e 4.6 assistências por jogo) destacando-se acima do resto. O trio de Norman Powell, OG Anunoby e CJ Miles também são peças sólidas, e o terceiro centro dos Raptors é Greg Monroe, de 28 anos.
Toronto também mostrou não ter medo dos Warriors, visto ter vencido os dois confrontos nesta temporada que disputaram. Uma das vitórias foi mesmo sem Leonard.
No final, pode não haver nenhuma equipa que possa parar estes Warriors, que estão novamente no topo da classificação da Conferência Oeste e recentemente entraram numa série de vitórias de 11 jogos. Mas, existindo alguma equipa com possibilidade de vencer estes Warriors, são sem dúvida os Toronto Raptors.
Liderados por Leonard, que é um dos mais talentosos jogadores (se não o mais) nas duas extremidades do campo, toda a equipa de Toronto tornou-se indiscutívelmente a principal equipa “two-way” da NBA. Os Raptors são muito bons nas duas extremidades do campo e são implacáveis, o que é necessário frente a um gigante como os Golden State Warriors.
Por enquanto, um confronto entre os Raptors e Warriors na Final é uma fantasia, mas se todas as estrelas se alinharem, isso pode tornar-se realidade em apenas alguns meses.
No entanto, os Raptors são a melhor esperança da Conferência Este para acabar com o reinado dos Warriors na NBA – Eles parecem ter a mistura perfeita de jogadores capazes de levar o título para o Canadá.