Com Brandon Ingram afastado devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, os Los Angeles Lakers viram Kyle Kuzma emergir como o segundo melhor marcador de LeBron James. A chegada de Kuzma aos Lakers em 2017 pareceu fazer com que Larry Nance Jr. e Julius Randle dispensáveis. Estará a fazer o mesmo com Ingram?
Com apenas 21 anos, Ingram, de 2,05m, tem um tremendo potencial tanto como artilheiro com defesa, mas Kuzma, também de 2,05m, pode simplesmente encaixar-se melhor com LeBron James.
Durante os últimos seis jogos os Lakers não puderam contar com Brandon Ingram, e foi Kuzma que assumiu, com médias de 23,3 pontos, e registando uma taxa de acerto de campo de 36,6% e 36,6% da zona de 3’s.
Ingram ainda não chegou a 25 pontos num único jogo. Regista uma média de 15,2 pontos por jogo num total de 20 encontros. A pontuação não é a melhor maneira de avaliar um impacto geral de um jogador, mas Ingram não parece confortável em dividir o campo com James.
“É necessário tomar decisões rápidas (como colega de equipa) James. Não pode segurar a bola“, disse um executivo da NBA, observando que tanto Josh Hart, 1,95m, e Kuzma se movem bem sem bola, já Ingram nem tanto.
O tempo de toque de Ingram antes do lançamento é de pelo menos dois segundos em 76% das suas tentativas. Em contraste, Kuzma normalmente leva menos de dois segundos (63%). Hart também não segura muito a bola antes de a lançar, registando 70,5% (nos dois segundos).
Com uma estrela dominante como James, cujo o tempo de toque é maior do que dois segundos (74,3%) das suas tentativas, Ingram pode não encaixar tão bem quando Kuzma e Hart. As estatísticas parecem sugerir que é o caso.
A formação incial regular dos Lakers, quando saudável é – Lonzo Ball, JaVale McGee, Brandon Ingram, Kyle Kuzma e LeBron James. Jogaram um total de 234 minutos juntos. Esse grupo tem uma classificação ofensiva de 103.1 pontos por 100 posses de bola e uma classificação defensiva de 102.9 pontos permitidos por 100 posses de bola. Tem uma pequena classificação líquida de 0.2. Com Hart no lugar de Ingram, esse grupo é mais produtivo, marcando 110 pontos por 100 posses ao longo de 133 minutos. Tem uma classificação defensiva de apenas 95 e uma classificação líquida de 15.
Um analista de vídeo diz acreditar em Ingram e refere: “Ainda está a aprender o que pode fazer em campo. É um pouco mais difícil encontrar o teu espaço quando estás a jogar com o LeBron.”
Individualmente, Ingram mostrou uma melhoria significativa neste seu segundo ano de NBA que na sua época de estreia. Melhorou de 9,4 pontos por jogo para 16,1. A sua percentagem de campo subiu de 40,2% para 47%, e a sua percentagem de 3’s subiu de 29,4% para 39%.
Antes da temporada 2017-18, o presidente dos Lakers Earvin “Magic” Johnson, disse que disse para Ingram, “Se você não dizer médias de 20 pontos por jogo, vou ficar desiludido.”
No entanto, Ingram pode afetar negativamente a eficiência de Kuzma. Nos 10 primeiro jogos em que Kuzma jogou sem Ingram, ele acertou a 50,3% do campo e a 35,8% de 3’s. Nas 19 partidas em que jogou com Ingram, registou 46,5% do campo e a 29,2% de 3’s.
Luke Walton colocará Ingram de volta à equipa titular assim que ele regressar de lesão? É dúvida.
Os Los Angeles Lakers estão a avaliar o seu plantel. Eles precisam de ver se Ingram pode ser um ajuste de longo prazo com LeBron James.
Além de adicionar Tyson Chandler como agente livre após a sua compra pelos Pheonix Suns, a equipa tentou adquirir Trevor Ariza e descarregar Kentavious Caldwell-Pope num contrato de três equipas, [via Adrian Wojnarowski da ESPN.com]. Esse esforço foi totalmente em vão, já que os Suns enviaram Ariza para os Washington Wizards em troca por Austin Rivers e Kelly Oubre Jr. Via Sean Deveney do Sporting News, os Lakers também atacaram Wayne Ellington dos Miami Heat e Terrence Ross dos Orlando Magic.
Até hoje, os Lakers não ofereceram jogadores como Ingram, Kuzma, Ball e Hart em discussões comerciais. Eles valorizam altamente cada um deles! Os Lakers devem ter espaço suficiente para manter todos os quatro e ainda assinar um agente livre como Kevin Durant (free agency 2019-20), Klay Thompson ou Kawhi Leonard (opção do jogador) nesta offseason. Será que Ingram ainda fará parte do núcleo jovem dos Lakers dentro de seis meses?
Um executivo da NBA, concordou, chamando Ingram de “1-A num pacote para ser uma grande jogador [após a temporada]”, e sugeriu nomes como Bradley Beal, dos Washington Wizards, ou CJ McCollum, dos Portland Trail Blazers. “Hart ou Kuzam provavelmente precisariam de ser o 1-B.”
O grande prêmio para os Lakers seria Anthony Davis, dos New Orleans Pelicans. Se o atacante/centro All-Star não estender o seu contrato, os Lakers certamente irão fazer uma proposta por ele. Ingram terá de crescer como jogador para ter o valor necessário para ser uma peça central num acordo destas dimensões.
Já Kyle Kuzma pode ser considerado de segunda linha dos Lakers por enquanto, mas isso não impedirá que a equipa procure um All-Star estabelecido. Ainda assim, os Lakers têm tempo para decidir. Brandon Ingram está sob contrato de mais uma temporada a troco de $7.3 milhões. Após Isso, ele será agente livre restrito no verão de 2020, a menos que a equipa lhe dê uma extensão ou o troque.