Na NBA, existem alguns jogadores que são considerados candidatos a MVP ano após ano. LeBronJames, James Harden e Russell Westbrook são favoritos todos os anos. Antes de se unirem, Kevin Durant e Stephen Curry sempre estariam envolvidos na conversa. Há, no entanto uma fornada de jogadores que estão a chegar a esse grupo com bastante frequência ultimamente. Giannis Antetokounmpo, Anthony Davis e Kawhi Leonard são a próxima geração de grandes jogadores da NBA que estarão na conversa do MVP por muitos anos.
O prêmio de MVP tem ido para o melhor da Liga numa espécie de “próximo homem”.. Westbrook ganhou o prêmio de MVP em 2017 depois de ter uma média de triple-double e quebrando o recorde de tais jogos numa única temporada. No ano seguinte, registou novamente uma média de triple-double, mas o prêmio foi dado a James Harden. O “fear the beard” terminou nos três primeiros nos últimos três anos antes de finalmente ganhar um!
A linha um pouco mais abaixo é que nínguém sabe para que lado os votos vão no final do ano. Isso significa que os candidatos menos fortes estão em jogo quando se trata de ganhar o prêmio.
JOEL EMBIID
Joel Embiid comprou completamente a confiança no processo em Philadelphia, e isso é principalmente porque ele próprio foi o processo. Depois de ser sorteado em terceiro lugar no Kansas, o ex-Jayhawk perdeu as suas duas primeiras temporadas devido a lesão. Na sua terceira temporada também teve problemas e esteve afastado com bastante frequência. No entanto, desde o último regresso, ele tem sido um dos melhores jogadores da Liga.
Os Sixers é um concorrente de peso na Conferência Este, e tudo começa em Embiid.
Até agora, nesta temporada, Joel Embiid está a distanciar-se do resto dos colegas de equipa. Ele ocupa o sexto lugar no campeonato com 26,5 pontos por jogo e provou ser um dominante no pintado com uma média de 13,3 ressaltos por jogo!
KEMBA WALKER
As suas primeiras temporadas na NBA, Kemba Walker era um sólido base, no entanto os adeptos da NBA estavam á espera que ele desse o próximo passo.
Nesta temporada, ele está a dar esse passo! Walker tem uma média de 26 pontos por jogo, enquanto dispara a 43,1% do campo e 35,5% de 3’s. Ele tem tês jogos em que marcou mais de 40 pontos, incluíndo uma explosão de 60 pontos frente aos Sixers em meados de Novembro. O ex-Husky seguiu-se com 43 pontos numa vitória frente aos Boston Celtics.
Ao falar sobre os bases de topo, Stephen Curry, Kyrie Irving e Russell Westbrook estão sempre no topo da lista. Mas, Walker está a começar a ter o seu nome na lista. Nas últimas três temporada, Walker tem uma média de 23,7 pontos por jogo e tornou-se a cara dos Hornets.
KAWHI LEONARD
Kawhi Leonard perdeu praticamente toda a temporada passada devido a lesão. Houve algumas especulações de que ele estava saudável o suficiente para jogar, mas não queria adequar-se aos Spurs, então isso provocou uma saída a “mal” dos Spurs. Quando ele foi enviado para os Toronto Raptors num acordo que incluía DeMar DeRozan, ninguém sabia o que esperar do produto de San Diego.
Até agora, em 2018, Leonard parece estar de volta ao seu antigo “eu” e tem os Raptors a jogar ao seu melhor nível da história da franquia. Com 26,1 pontos e 8,3 ressaltos por jogo, ele voltou a ser um dos melhores jogadores da Liga. Isso pode não parecer uma escolha de “outsider”, mas dado ao que aconteceu na temporada passada, ele está incluído.
Os Toronto Raptors ocupam atualmente o primeiro lugar na Conferência Este, com 23 vitórias e 7 derrotas, após uma grande vitória sobre os Golden State Warriors, que ironicamente jogaram sem Kawhi. Os Raptors sempre foram candidatos no Este, mas sempre houve duas coisas que os imprediram de ir á final. Primeiro, a incapacidade de derrubar LeBron James nos Playoffs. e segundo, a falta de grande jogadores. DeRozan e Lowry nunca apareceram quando era necessário. Leonard é aquele grande jogador que pode transformar Toronto numa potência nos Playoffs.