Os Raptores são 10-1, apesar de Kawhi Leonard ter perdido quatro jogos!
Há uma explicação simples demais sobre o porque de os Toronto Raptors , agora empatado com o melhor recorde da NBA depois de uma reviravolta consecutiva em Los Angeles Lakers e Utah Jazz , parece ser a equipa mais adequada para acabar com a linha de dominância dos Golden State Warriors no topo da NBA.
Essa razão é Kawhi Leonard . Quando ele está em campo, o homem de 27 anos parece mais com o candidato do MVP de 2014-17, em vez do jogador lesionado e perdido do ano passado, sua última temporada nos San Antonio Spurs . Em sete jogos, Leonard está com uma média de 26,1 pontos, um recorde de carreira de 7,6 ressaltos e uma alta de 44,8% em relação a triplos. Ele está a jogar a sua defesa de perímetro tipicamente ameaçadora, que tem sido o toque final para a equipa incrivelmente versátil e equilibrada de Toronto que é uma das seis equipas na NBA que estão entre as 10 melhores em eficiência ofensiva e defensiva.
É uma explicação acurada, porém fácil: você adiciona um ex-MVP de Finals e duas vezes defesa do ano, um dos cinco melhores da Liga que é um candidato a MVP quando está saudável, a seu equipa realmente mellhora de repente.
Mas olhe um pouco mais para o fundo e a razão para a transformação dos Raptors – de uma grande equipa da temporada regular no ano passado, que ganhou 59 jogos e foi ultrapassada pelos Cleveland Cavaliers, de LeBron , uma equipa que está 10-1 nesta temporada e parece ter sido construída para uma corrida na pós-temporada – fica um pouco mais complicada.
Primeiro de tudo, os Raptors são 3-1 em jogos onde Kawhi não jogou, sendo que a única perda para foi para os Milwaukee Bucks . Cite outra equipe da NBA que é tão competitiva quando seu craque está no banco. (Os Houston Rockets e os Oklahoma City Thunder estão a concordar: não é fácil.)
O ponto é que o domínio dos Raptores se estende além de Kawhi. Muito além. O top duo da NBA em termos de classificação líquida entre os duos que jogaram mais de 200 minutos juntos até agora é uma dupla Raptors … mas é um dueto que não inclui Kawhi. Mas há mais, entre os oito principais duos da NBA que jogaram mais de 200 minutos juntos, seis deles são duplas do Raptors. (Os outros dois são, claro, dos Golden State Warriors: Quando Kevin Durant e Steph Curry estão juntos no campo, e quando Durant e Draymond Green estão juntos no campo.) E apenas um daqueles duendes Raptors que voam alto inclui Kawhi Leonard.
Mas os quatro principais duos da NBA incluem um nome: Kyle Lowry.
Temos mais de um oitavo da temporada regular, que certamente ainda é pequena, mas também é uma boa indicação da realidade da temporada. E a realidade dos Raptors é esta: por causa do aumento do espaçamento ofensivo decorrente do abandono de DeMar DeRozan e Jakob Poeltl em troca dos mais versáteis jogadores da Liga Kawhi Leonard e Danny Green – ambos são atiradores de elite de 3 pontos – o campo abriu para Lowry.
O jogador de 32 anos de idade tem respondido colocando os melhores números de facilitadores de sua carreira – números que são muito semelhantes aos números de Steve Nash durante suas duas temporadas de MVP para os Phoenix Suns .
Luzes do Norte (verde) – Preste atenção a estes dois parágrafos!
Confira o que Lowry postou até agora nesta ofensiva espalhada pelos Raptors: Lowry está a liderar a NBA com 11,5 assistências por jogo. Ele ocupa o primeiro lugar na classificação ofensiva entre os jogadores, com média de 20 minutos ou mais por jogo, e o terceiro na percentagem de assistências e o sétimo na relação de assistências para a rotatividade. Ele está a marcar 17,9 pontos por jogo, atingindo 3s em um recorde de 40,8%, com média de 1,5 roubos de bola e leva a NBA a confiar em seus poros.
Durante as duas temporadas MVP de Nash de 2004-05 e 2005-06, a estrela canadense teve uma média de 17,2 pontos, 11 assistências e quase um roubo por jogo. Ele disparou 43,6 por cento de três. Ele foi o primeiro na NBA em classificação ofensiva em ambas as temporadas entre os jogadores com média de 20 minutos ou mais por jogo, e ele ficou em segundo na porcentagem de assistentes na sua primeira temporada de MVP e primeiro na percentagem de assistentes durante a sua segunda temporada de MVP.
Basicamente, 2018-19 Kyle Lowry = MVP Steve Nash. (Além disso, Lowry joga num mergulho de excelente defesa. Ele é top na NBA em cargas sorteadas e no top 10 em bolas soltas recuperadas.)
Kawhi pode ser o melhor jogador dessa equipa. Mas os Toronto Raptors de 2018-19 são – sem dúvida – a equipa de Kyle Lowry.
“Ele é ultra-agressivo“, disse Fred VanVleet, base segurança dos Raptors, esta semana, depois de os Raptors lidarem facilmente com os Jazz na estrada. “A bola pode estar nas suas mãos um pouco mais este ano. Ele adiou para DeMar um pouco. DeMar é um craque também. Kyle está apenas a encontrar as suas vagas, escolhendo as suas posições. Ele está nnum ritmo muito bom agora.” pessoal. Com todo esse espaço, é assim que a nossa ofensiva deve ser jogada. Enquanto estivermos a fazer tiros, eles devem respeitar os atiradores. “
Respeitar os atiradores não é algo que os adversários costumavam fazer contra os Raptors. Dois anos atrás, os Raptors, liderados por DeRozan, eram uma equipa de médio alcance em comparação com o resto da NBA. Eles ficaram em 22º lugar na NBA em tentativas de 3 pontos. O ano passado marcou uma mudança radical na filosofia; apenas duas equipas tentaram mais 3s do que os Raptors. Esses Raptores seguiram a mesma filosofia ofensiva de um ano atrás; Na última temporada eles tiveram uma média de 33,0 tentativas por jogo, e nesta temporada eles têm uma média de 33,5 tentativas por jogo, enquanto o resto da NBA aumentou sua percentagem de tentativas de 3 pontos.
Fotografar para o próximo nível
A resposta humilde para o sucesso individual de Lowry é que os companheiros de equipa, ao que parece, ajudam as suas estatísticas de assistência. Foi assim que Lowry respondeu quando perguntado sobre o que há de diferente no seu jogo nesta temporada, quando ele está a fazer uma média de mais de quatro assistências por jogo em relação à sua carreira anterior: a sua forma típica de diferir o crédito.
“Os meus colegas de equipa estão a fazer tiros – não tem nada a ver comigo“, disse Lowry. “O que fizemos nos últimos dois anos, o grande companheiro ( Jonas Valanciunas ), ter Serge (Ibaka) no 5, tendo um basquetebol sem posição, ajuda muito. Estamos apenas a tentar continuar a crescer.” e trabalhar para ser a melhor equipa que podemos ser no final da temporada. Eu gosto de ganhar jogos. Então eu gosto disso.“
Serge Ibaka a jogar na posição central tem sido uma das diferenças mais notáveis com os Raptors deste ano. O treinador dos Jazz, Quin Snyder, notou antes que as equipas jogassem, que Ibaka parecia estar cada vez mais confortável com os tiros que ele estava a receber – então Ibaka saiu e incendiou os Jazz por 17 pontos em apenas 14 minutos. Ele está com média 18,0 pontos por jogo, o que seria uma alta de carreira.
Mas o aumento do espaço na era pós-DeRozan provou ser um benefício para outros jogadores também. Pascal Siakam transformou-se na versão Raptors de um jovem Draymond Green, guardando cinco posições, criando jogo ofensivo, alavancando a sua capacidade atlética. OG Anunoby continuou a sua excelente defesa e aumentou a sua chance de arremessos de três pontos em mais de uma tentativa por jogo. O treinador do primeiro ano, Nick Nurse, já trabalhou com combinações de escalação inicial, alternando Valanciunas e Ibaka, dependendo dos confrontos.
“Eu suspeitava quando consegui o emprego e depois tínhamos cerca de sete participantes“, disse Nurse. “E há apenas cinco pontos. Então eu suspeitava que haveria a possibilidade de algum movimento. Eu também suspeitava que o Kawhi não jogaria todos os jogos imediatamente. Então, haveria um homem a entrar e a sair. Eu acho que apenas sinto como se todos fossem iniciantes e todos deveriam ter uma chance“.
É difícil encontrar uma fraqueza nos Raptors. Como Snyder colocou na outra noite, “Eles são uma equipa que tem uma identidade“. Claro, eles não estão no nível dos Warriors. Ninguém está. Mas coisas engraçadas acontecem ao longo de uma temporada da NBA. Se há uma equipa que melhor se posiciona para ganhar um título e se os Warriors vacilarem, pode muito bem ser esse novo Raptors e o seu melhor base que, pela primeira vez na sua carreira, tem uma equipa que fez em sua imagem.
“Os seus instintos de jogar duro quase me surpreendem todas as noites“, disse Nurse sobre Lowry. “Nós temos uma equipa enérgica. Nós temos uma equipa profunda. É o que estamos a tentar fazer, jogar com um grupo de rapazer e brincar com energia. (Lowry) realmente tem muita atenção. Pode ver como ele está preso. Isso é comum para ele. Mas, novamente, ele está a ver muito mais oportunidades para entregar a bola para uma variedade de pessoas. Isso é diferente. É o espaço. Ele está apenas a ver muitas mais oportunidades para distribuir a bola para as pessoas este ano. O espaço tem que ser uma grande razão para isso. A sua visão está lá fora e está a mudar um pouco.“