[:pt]Klay Thompson foi para a ala de Stephen Curry, recebeu o passe de Kevin Durant e driblou para a esquerda antes de lançar o recorde de triplos.
A bola passou pela rede. Ele levantou os dois braços, apertou o punho e foi atacado de imediato pelos colegas de equipa.
Thompson bateu o recorde de Curry na NBA com 14 triplos e terminou com 52 pontos para levar os Golden State Warriors à vitória por 149 a 124 sobre o Chicago Bulls na noite de segunda-feira.
Thompson definiu a marca quando ele acertou um triplo com pouco menos de cinco minutos restantes no terceiro período. Ele comemorou com os colegas de equipa enquanto eles se dirigiam para a linha lateral para um time out, com os Warriors a liderar por 113 a 69. Curry acertou 13 triplos numa vitória sobre New Orleans a 7 de Novembro de 2016.
“Isso é o que eu faço para aqueles momentos que você partilha com seus colegas de equipa“, disse Thompson. ” É por isso que jogamos basquetebol. É um esforço coletivo. E eu não sei se eu seria capaz de bater este e os outros recordes no meu passado sem o sistema em que eu jogo ou a equipa onde jogo, ou com os rapazes com quem eu jogo ”.
Thompson não marcou mais do que 19 pontos nesta temporada e fez apenas 5 de 36 triplos nos primeiros 7 jogos dos Warriors. Mas ele estourou de uma maneira enorme, ao fazer 14 em 24 tentativas de triplo . E ele fez isso em apenas 26 minutos antes de ficar de fora no quarto período A única coisa que desacelerou Thompson na noite de segunda-feira foi quando ele sofreu um corte acima do olho direito que precisou de dois pontos no terceiro período. Ele regressou alguns minutos depois, com uma faixa amarela na cabeça.
O base/extremo quatro vezes All-Star registou 10 triplos tendo marcado 36 até ao intervalo – os Warriors venciam por 92-50. Foi a segunda maior pontuação já registrada por alguma equipa na NBA. Os Phoenix fizeram 107 na primeira metade de uma vitória de 173-143 sobre Denver em 1990.
Os Warriors também estabeleceram um recorde da NBA para triplos numa metade com 17 nos dois primeiros períodos.
“É assim que tem sido“, disse o técnico Steve Kerr. “Eu não te posso dizer o quão sortudo eu sou e como me sinto toda noite assistindo esses rapazes, como eles são altruístas“.
Curry marcou 23. Kevin Durant fez 14 pontos e 8 assistências. Alfonzo McKinnie, dos Chicago, acrescentou 19 pontos e ganhou 10 ressaltos. Zach LaVine e Antonio Blakeney lideraram os Bulls com 21 pontos, e Wendell Carter Jr. marcou 18.
Chicago provavelmente teria sido superada mesmo com força total. Mas com Lauri Markkanen, Kris Dunn, Bobby Portis e Denzel Valentine, todos lesionados, ficaram sem grandes armas para enfrentar uns Warriors que aparentam estar imparáveis!
“Estava-se á espera que ele fizesse um jogo destes“, disse LaVine. ”Ele viu entrar um triplo e os seus olhos ficaram tão grandes quanto a bola de basquetebol. É difícil depois disso, porque os colegas de equipa estão a procurá-lo. Ele está a correr de um lado para o outro e você não consegue pará-lo. É difícil.”
Thompson acertou seis triplos no primeiro período, tendo registado 22 nesse mesmo período!
No momento em que a segunda parte chegou, os Warriors estavam determinados a vê-lo marcar o alvo. E parecia que os colegas de equipa estavam a fazer de tudo para poder ajudá-lo a bater o recorde!
Durant estava feliz por ter sido ele.
“A coisa mais importante é que eu passei para ele no 14º triplo”, ele disse. ” E eu também passei para Steph em seu 13º. … Eles não teriam feito esses triplos sem mim. ”
Na verdade, Draymond Green teve a assistência do 13º triplo de Curry contra o New Orleans há dois anos. De qualquer forma, isso foi uma noite e tanto.
“É a melhor sensação no basquetebol ou um dos melhores sentimentos no basquetebol é quando você toca a bola e sente que está a acontecer em todos os momentos“, disse Thompson.
Veja o resumo da partida no video:
[:]