[:pt]Os Toronto Raptors tem o plantel mais vasto da história da franquia, um jogador com a hipótese de ganhar os Most Valuable Player Award e um estilo flexível de jogo projetado para lidar com qualquer adversário.
Isso tem todos os ingredientes de uma temporada incrível, especialmente agora que o arquirrival LeBron James se mudou para a Costa Oeste. No entanto, com o passar do tempo com os Raptores, é difícil evitar a sensação de que a franquia está constantemente a preparar-se por más notícias.
Não é a postura típica de um candidato. Os Raptors são uma equipa grande e bruta, e se conseguirem evitar graves lesões, ele devem chegar á Final. Mas eles também estão lidando com uma carga de cicatrizes, e isso pode ser grande obstáculo para superarem os Boston Celtics (adversário deles à 01h, em Portugal Continental) ou qualquer outra franquia.
“Temos um longo caminho antes de pensarmos igualar os campeões Golden State“, disse Kawhi Leonard. “Nós não somos competidores finais neste momento“.
“Não sabemos como esta equipa é“, disse Kyle Lowry. “Estamos ainda todos a tentar descobrirmos-nos uns aos outros“.
Quando os Raptors foram comparados com os Houston Rockets pela razão de ter um grupo de qualidade, presença de uma estrela de marca, um experiente defesa, alé da sua capacidade de atirar 3 pontos, Kyle Lowry riu-se, Assim como o novo treinador Nick Nurse, que foi criado no sistema dos Rockets e venceu um título da D-League (agora G League) como treinador da afiliada dos Rockets Rio Gande Valler Bipers em 2013. Na primeira temporada do Nurse em 2011-2012, os Vipers levaram quase mais de três pontos de vantagem que qualquer outra equipa. No seu segundo jogo como treinador na noite de quarta-feira, os Raptors levaram mais 14 pontos do que o seu adversário, os Cleveland Cavaliers.
“Oh não, eu não diria isso“, disse Nurse sobre a comparação dos Rockets. “Nós realmente gostamos da nossa versatilidade.”

O homem que venceu o treinador do ano na última temporada, Dwane Casey, foi despedido.
Lowry é exceptional no seu melhor, e mal humorado no seu pior. Lowry que na mesma semana disse que nunca poderia ser um treinador porque “eu nunca poderia treinar um homem com eu” ainda está a ajustar-se ao seu melhor amigo na Liga e na franquia DeMar DeRozan ter sido negociado.
Há também a agência livre pendente de Leonard. As equipa nessas situações sentem um stress extra. É como um mau cheiro que permanece no quarto em todos os momentos. Por isso a declaração de lealdade de Kyrie Irving aos Boston Celtics valeu a pena o seu peso em ouro, mesmo que não seja obrigatório para a equipa ou jogador.
Não ajudou os Raptors que muitas pessoas na Liga não achem que Leonard fique. Isso também não é obrigatório, basta perguntar aqueles que fizeram a passagem de Paul George de Oklahoma City Thunder hà um ano. Ainda assim, os LA Clippers já estão estão de olho em Kawhi.
Quanto ao seu jogo, Kawhi Leonard está a juntar-se aos seus novos colegas de equipa que estão reticentes devido á sua lesão que o manteve fora das opções dos San Antonio Spurs toda a temporada passada. Ele não tem que provar que é ou não o Leonard. “Não é sobre eu mostrar ao mundo quem sou, ou quem não sou, ou o tipo de jogador que eles querem que seja“, disse Leonard. “É sobre o meu nível de conforto. Eu não posso apressar isso. Eu tenho de respeitar o tempo, esse é o meu foco principal. Eu não estou a compar-me á minha forma física e método de jogar de antigamente.~” [antes da lesão]
Os Raptors passaram toda a temporada passada na direção dos Playoffs. Eles concentraram-se na sua defesa, reduzindo os minutos de Lowry para que ele conseguisse manter-se fresco. Conseguiram ocupar o primeiro lugar de acesso aos Playoffs, tendo sido varridos pelos Cleveland de LeBron James na segunda ronda. Impiedoso.
É muito difícil de superar. Os Raptors ainda não estão lá. Adicione a nova equipa de treino – Enfermeira foi promovida a assistente, mas a maior parte da restante equipa separou-se – é uma equipa que ainda sente que falta muito caminho. Ir devagar parece prudente.
A equipa está absolutamente carregada de qualidade. Leonard, em teoria, tem a oportunidade de substituir James como o melhor jogador do Este. Lowry ainda está no topo do seu jogo – ele que registou 27 pontos e 8 assistências no jogo de abertura.
Pascal, a perspectiva camaronesa de que os Raptors saíram do estado do New Mexico há três anos, pode ser uma revelação. Quando ele era novato, ele jogava minutos a fio sem tocar na bola por causa das sua habilidades instáveis. Agora ele joga como uma versão de Draymond Green, defendendo grandes homens, puxando para baixo os ressaltos e correndo para o outro lado olhando para marcar ou iniciar jogadas de ataque. Ele pode ser um candidato ao Melhor Defesa se as coisas correrem bem.
“Certo, eu nunca lidei com a bola“, disse Siakam, que fez média de três lançamentos por jogo quando iniciou o papel de defesa. “Com o passar dos anos, trabalhei o meu jogo. A equipa técnica vê as coisas em mim e edão me coragem.”
O valor de OG Anunoby como defesa da ala explodiu nos Playoffs na última temporada, e Nurse disse que ele é muito mais saudável este ano, agora com 20 meses de ausência devido a um Ligamento Cruzado Interior rasgado. Fred Van Vleet terminou em terceiro como o sexto homem do ano na última temporada.Danny Green e Serge Ibaka são ambos defensores versáteis e respeitáveis. Jonas Valanciunas pode ser usado contra os centros tradicionais, e ele está a sair da sua melhor temporada de PER (Player Efficiency Rating), CJ Miles teve média de 2.3 pontos de 3’s por jogo na temporada passada.
Os Celtics são os favoritos do Este por uma razão. Mas não é preciso muita imaginação para ver os Raptors como uma equipa defensivamente desagradável, pois têm lançados de três pontos, Lowry está muito bem e Leonard fazendo lembrar o jogador que fez dúvidar os títulos dos Warriors á duas temporada.
“É difícil dizer, eu realmente não vi os Celtics competir no ano passado“, disse Leonard. “Eu não estava a jogar“.
” Acho que ficaremos bem contra os Boston“, disse Lowry. “Todos os dias são diferentes, alguns dias seremos bons contra eles. É difícil defenir o quer que seja que nós sejamos neste momento“.[:]