Abençoados com um banco saudável, os Raptors caminharam até ao topo da Conferência Este registando um record na franquia. Os suas duas superestrelas DeRozan e Lowry nunca estiveram melhor juntos, e DeRozan melhorou o seu lançamento de 3, o que fez com que tivesse uma vaga no All-NBA. Mas o sucesso dos Raptors estava ligado ao apoio dos restantes colegas. A rotação foi um “10-deep” dando muitas opções a Casey. Pelos seus esforços em diversificar o ataque dos Raptors, Casey, venceu o prêmio de Treinador do Ano. No entanto, mais uma vez nos Playoffs, e também LeBron James em particular, os Raptors provaram ser uma equipa completamente diferente e fraca mentalmente nos Playoffs. Foram literalmente varridos (4-0) por LeBron e companhia. Casey foi despedido e a franquia resolveu limpar a defesa da equipa ao enviar DeRozan para os Spurs em troca de Kawhi.
O abalo não enfraqueceu exatamente os Raptors, no entanto eles entraram na pré-temporada com uma esperança justificável de melhores resultados na próxima primavera.
Registo 17-18: 59-23 (Qualificaram-se para os Playoffs, no entanto foram varridos da competição nas semifinals frente aos Cleveland Cavaliers por 4-0)
Quem entra na equipa para esta temporada: Nick Nurse, Kawhi Leonard (trade), Danny Green (trade), Greg Monroe (agência livre).
Quem saíu esta temporada: Dwane Casey, DeMar DeRozan (trade), Jakob Poeltl (trade).
Durante alguma semanas turbolentas, Masai Ujiri deve ter-se sentido como um saco de boxe pela primeira vez na sua charmosa carreira na NBA. O ex-executivo do Ano, amplamente aclamado como uma das mentes mais brilhantes do front office no jogo, foi questionado pelos críticos, principalmente quando enviou DeRozan para os Spurs, ele que jurou amor eternos aos Raptors manifestando a sua vontade em jogar toda a sua carreira em Toronto.
Em vez de esperar até á próxima temporada, com LeBron indos para o Oeste, o GM decidiu ser proativo. Sim, ele poderia ter mantido os Raptors intactos por um bom motivo – afinal eles venceram quase 60 jogos e não há vergonha em perder uma série para LeBron, que não estará mais por perto na Conferência Este.
Mas Casey foi despedido numa atitude que surpreendeu toda a organização, tendo em conta o seu excelente trabalho na franquia. A queda de Casey foi diretamente ligada à eliminação frente aos Cleveland. Os Raptors explodiram em grande vantagem no primeiro jogo mas depois no jogo 4, perderam por 35 pontos.
O jogo antes, LeBron afundou ao son da campainha, vencendo os Raptors. O jogo 3 também significou a morte de DeRozan, que foi eliminado no 4º período,. Era incomum ver o maior artilheiro de uma equipa eliminado num jogo de Playoffs e talvez isso tenha entrato no pensamento de Ujiri.
No entanto, DeRozan provavelmente ainda estaria em Toronto hoje, se não fosse pelo drama movido a Kawhi em San Antonio, que levou a estrela a ser comprada pelo maior preço. Era uma oportunidade para Ujiri que não podia deixar passar, mesmo sem a garantia de que Leonard seria algo mais do que uma ano.
Leonard perdeu praticamente a temporada passada toda quando o nível de desconfiança entre o jogador (ou o staff de acordo com o técnico Gregg Popovich) e a equipa médica dos Spurs. A pacata estrela nunca disse uma palavra, embora as sua ações falassem por ele. Kawhi não se incomodou com o facto de ficar no banco durante os Playoffs e principalmente por ficar em New York rehabbing.
Além disso, Leonard prefere jogar na cidade natal, Lakers ou Clippers e se ele tornar agente livre irrestrito no próximo verão, aumenta a possibilidade de Toronto apenas ser uma passagem.
Nada disso assustou Ujiti. que fez a troca de qualquer maneira, arriscando a decepção de Lowry e a raiva de DeRozan, que é mencionado com Vince Carter como o melhor jogador da história da franquia. Do ponto de vista da popularidade, este não foi o seu melhor movimento, especialmente considerando a agência livre pendente de Kawhi. Ainda estritamente em talento, não há comparação. Leonard é um dos melhores jogadores “two-way” da liga e ainda está no seu auge!
Ele superou LeBron numa série de campeonatos, melhorou o seu campo de tiro e está sem concorência no que toca a defensor na NBA de hoje. Além disso, até á temporada passada, ele era de baixa manutenção e praticava desports proffisionais.
O acordo também enviou Poeltl para os Spurs e Green para os Raptors. Depois de ser uma leve decepção, Poeltl comoeçou a ganhar confiança na temporada passada e os sue 2.13 m foram fitais para o banco. Green, vai ajudar instantaneamente a dificuldade dos Raptors no que toca ao tiro de 3 pontos, e como bónus, Green é agressivo defensivamente!
Nick Nurse, assume o cargo de treinador, sendo uma decisão curiosa, consideranto que ele era o principal assistente de Casey. Nurse, não precisará de mudar muito, considerando que o sistema de Casey venceu 59 jogos e a melhor notícia é que o novo técnico não se precisa de preocupar com LeBron James.
Estes foram os possíveis movimentos de mudança da franquia feitos por Ujiri, independentemente do que aconteça. Se eles trabalharem, Toronto estará a jogar pelo título no próximo verão. Se não o fizerem, Toronto estará pronto para reconstruir.