Tendo ficado em primeiro lugar na Conferência Oeste, e ganhou a vantagem em casa nos Playoffs, os Rockets foram os melhores, obtendo o melhor recorde na história da NBA e da franquia. A chegada de Chris Paul foi um boost para James Harden que obteve médias de 30.4 pontos e 8.8 assistências por jogo (primeiro e terceiro na geral na Liga) e ganhou as honras de Kia MVP. Assim como era de esperar, Paul forneceu os intangíveis que estavam a faltar na equipa dos Rockets no passado, como liderança e inteligência no final das partidas.
Registo 17-18: 65-17 (perdeu na Final de Conferência contra os Golden State Warriors).
Quem entra na equipa para esta temporada: Carmelo Anthony (agente livre), Michael Carter-Williams (agente livre), Marquese Chriss (trade), Brandon Knight (trade)
Quem saíu esta temporada: Trevor Ariza (agente livre), Luc Mbah a Moute (agente livre).
Os Rockets não tinham jogadores que encaixassem na definição “The Big Three“, mas o centro Clint Capela criou um debate sobre isso com uma média de 14 pontos e 11 ressaltos por jogo, fornecendo uma proteção sólida! Finalmente, Eric Gordon foi um candidato ao prémio Kia Sixth Man Award mais uma vez. O conto de fadas teve um final horrível, quando Paul sofreu uma lesão no tendão no jogo 5 da Final da Conferência Oeste contra os Warriors, com os Houston a desperdiçar uma vantagem de 3-2.
A melhor característica do GM dos Rockets, Daryl Money é o risco e o desejo de manter os Rockets a carburar na era Harden. Quando a sua parceria com Dwight Howard não deu certo anos atrás, ele trouxe Chris Paul, o ex-atacanta All-Star com muita munição para gastar!
Não é muito uma aposta, no entanto, se você não tem nada a perder, adicionando Anthony,que, nada custou aos Rockets, pois os Atlanta Hawks compraram o último ano do seu contrato com os OKC.
Os Rockets apenas podem esperar que Melo funcione melhor com eles que em Oklahoma City Thunder. Lá ele meditou sobre o seu papel e os sacrifícios que ele foi convidado a fazer. Durante o seu auge com os Nuggets e Knicks, Melo foi um artilheiro certificado que era especialmente perigoso em situações de isolamento. Tanto em Denver quanto em New York, o ataque centrou-se sempre em torno dele.
Em OKC, Anthony passou de 326 tiros em situações de isolamento em 2016-17 para 213 na temporada passada. Ele era muitas vezes um atirador Spot-Up e, em alguns casos, era um chamariz em situações de jogo tardio. Ou Melo estava a ser desprezado, como ele sentia, ou depois de 15 anos na NBA e um par de lesões de joelho, Melo estava simplesmente a sentir a idade dele.
A verdade irá surgir em Houston, porque os Rockets trazem dois jogadores (Harden e Paul) que podem partilhar a bola e marcar pontos. Além disso, o sistema do técnico Mike D’Antoni foi projetado para aproveitar ao máximo a habilidade ofensiva de cada jogador. Basicamente, esta é a melhor chance de Anthony conseguir um título. Com esta jogada, ele mata a percepção de ser um artilheiro egoísta (justo ou não), ou alimentá-lo?
A reunião de Carmelo Anthony com Mike D’Antoni é curiosa, já que os dois homens bateram cabeças em New York, um confronto que levou a D’Antoni a demitir-se do cargo de técnico dos Knicks. D’Antoni quer que Melo se ajuste aos tempos, á realidade e ao ambiente em vez de se queixar e fazer beicinho. É possível que Anthony seja convidado a sair do banco.
Os Rockets têm algo mais trabalhado a seu favor – Paul é um bom amigo de Anthony e deve ajudar a transição e ser mais suave do que em Thunder. Se ele aceitar um papel que se adapte aos Rockets, Anthony pode encontrar os seus tiros e o seu ritmo. Ele pode ainda marcar ( como o seu registo em OKC prova com 16.2 ppg) e, se nada mais conseguir, Anthony poderá cirar espaços para Harden, Paul e Capela.
Melo tornou-se necessário depois dos Rockets perderem Ariza na agência livre. Foi a decisão mais desconcertante deste verão. Qual o motivo de Ariza deixar uma equipa saudável e rumar ao Pheonix Suns? Uma equipa em reconstrução que terá a sorte de ganhar 35 jogos nesta temporada.
O dono dos Rockets, Tilman Fertitta, disse que a equipa não teve problemas em entrar no orçamento de luxo, tendo perdido não só Ariza, mas como Mbah a Moute, outro jogador que poderia acertar 3 pontos e defender. Perder os dois poderia ter consequências para os Rockets defensivamente, até porque Anthony não é propriamente um defensor exímio.
Para provar isso, os Rockets deram a Paul quatro anos e $160 milhões, um contrato bastante generoso para alguém que, enquanto futuro membro do Hall of Fame, não consegue manter-se saudável e irá completar 34 anos na próxima primavera. Além disso, ele se comprometeram com outro contrato para manter Chris Capela, um agente livre que agora ganha $90 milhões nos próximos cinco anos. Os outros negócios de verão e contratações de Houston foram mínimos.
Enquanto a assinatura de Paul foi feita rapidamente, conversas com Capela duraram semanas porque o mercado de verão era suave para os homens grandes. Ainda assim, os Rockets foram a melhor escolha para Capela e vice-versa – mas muito so seu impacto deve-se a Paul e Harden!
De forma mais impressionante, Morey, finalmente descarregou o contrato clandestino de Anderson nos Pheonix Suns e até conseguiu agarrar dois jogadores que poderiam ajudar: Chriss e Knight. Chriss nunca desenvolveu em Pheonix, mas ele apenas tem 21 anos e é atlético. Knight está a regressar de uma cirurgia no joelho e poderá fornecer um alívio a Harden e Paul.
Os Houston certamente vão ser um teste severo para os Warriors , pelo menos no Oeste nesta temporada. Se Chris Paul se mantiver saudável e com um Carmelo Anthony rejuvenescido, os Rockets têm exatamente o que estão a pedir nos últimos anos – UMA CHANCE!