Digamos que os OKC estão um pouco desesperados em aproveitar o auge do seu MR. Triplo Duplo, juntando na temporada passada Paul George e Carmelo Anthony a Russell Westbrook. Não correu muito bem, repleto de falhas, e a meio da temporada os Thunder estavam com um registo de 22-20. As visões de candidatos ao título desapareceram!
Registo 17-18: 48-34 (Qualificaram se para of Playoffs, tendo perdido na primeira ronda contra Utah Jazz).
Quem entra na equipa para esta temporada: Timothé Luwawu-Cabarrot (agente livre), Abdel Nader (troca), Nerlens Noel (agente livre), Dennis Schröder (troca), Hamidou Diallo (draft).
Quem saíu esta temporada: Carmelo Anthony, Nick Colllison.
Russell respondeu com a sua segunda temporada consecutiva a registar um triplo-duplo, mas os críticos céticos da mídia nem votaram nele com All-NBA. Anthony lutou com o seu papel durante toda a temporada e, George estava razoavelmente sólido em termos de estatística, caindo, porém nos Playoffs. No geral, foi uma temporada decepcionante.
A maior surpresa da “offseason” aconteceu no primeiro dia de 17 a 18, quando os OKC venderam uma opção melhor para George que os Los Angeles Lakers. Os críticos tinham George, um agente livre durante o verão, a caminho dos Lakers mesmo antes de jogar um jogo pelos OKC. O que poderia ter sido melhor do que jogar a sua carreira em casa e ao lado de LeBron James?
No entanto, George nem mesmo durante a sua agência livre fazia viajens e o seu compromisso com Westbrook é mais rígido que os críticos imaginavam. Ele citou isso ao escolher assinar novamente com os OKC. Isso e um total de $137 milhões a troco de 4 anos foi o suficiente!
Esta foi claramente uma vitória para a franquia, tendo em conta que perderam Kevin Durant em 2015 e rolou os dados em George, sem qualquer garantia de que ele iria ficar. Foi também uma vitória para Russell Westbrook, que ficou emocionado com a notícia dando uma festa de autógrafos para George em OKC.
Westbrook suportou as críticas de ser um colega de equipa ruím e/ou egoísta, sendo um dos motivos para a saída de Kevin Durant para Golden State Warriors. A percepção não é justificada, já que Russell é bem visto no balneário e trabalhou para desenvolver umm relacionamento sólido com George e Anthony.
Enquando a renovação de Paul George era celebrada, os OKC não estava propriamente de coração partido por ter negociado Anthony. O jogador de 34 anos lutou para se tornar um jogador suplementar pela primeira vez na sua carreira de basquetebol. A gota de água foi nos Playoffs, quando atacou o assistente técnico Maurice Cheeks e essencialmente falhar mentalmente na série contra Utah Jazz.
Os OKC trocaram Anthony com os Hawks num contrato que envolve três equipas, froçando OKC a jogar a primeira ronda do Draft em 2022, assim escapando a uma eventual compra. Anthony, de seguida assinou com os Houston Rockets, onde ele é a terceira opção mais uma vez.
Com Russell Westbrook, Paul George e Stevens Adams absorvendo grande parte da folha salarial, os OKC limitaram-se a a deixar sair Carmelo Anthony. Escolheram Diallo, um base que jogou na temporada passada em Kentucky. Pelo menos, haverá o regresso do ÀS defensivo Andre Roberson, que deve voltar em breve da cirurgia feita ao joelho. E Schroder, Noel e Luwawu-Cabarrot também devem figurar na rotação.
Schroder, antigo base dos Atlanta Hawks, é o mais interessantedo grupo. Ele joga no limite como Russell e possuí um rápido primeiro passo e um drible astuto. O seu tiro não é tão eficáz como Westbrook, e por vezes anda às “aranhas” na defesa.
Um pouco menos intrigante é o energénico Noel. Dois anos atrás, ele tinha uma lucrativa extensão de contrato na mesa dos Dallas Mavericks, mas Noel recusou, optando por aceitar a sua oferta de $4 milhões para se tornar agente livre neste verão. Mas o mercado de agentes livres, combinado com a cirurgia ao polegar de Noel na temporada passada, acrescentou prejuízo.
Depois de receber um recepção fria no campeonato de verão, ele finalmente conseguiu um contrato de dois anos de OKC. O esbelto Nerlens Noel, que não é uma força interior nem um atirador natural, tem lutado para encontrar uma zona de conforto na NBA de hoje. Ainda assim, ele tem apenas 24 anos e aind pode desenvolver alguns aspectos do seu jogo.
Luwawu-Cabarrot é uma boa perspetiva para o programa de desenvolvimento de jogadores de OKC, trazendo tamanho (1.98m) e energia! Ele pode forçar o seu caminho para o final da rotação em alguns momentos nesta temporada.
Ainda assim, a melhor jogada deste verão para a franquia de OKC foi a renovação de Paul George. Díficl imaginar uma melhor jogada esta temporada que isso!