John Wall esteve fora da competição durante mais de metada da temporada passada devido a uma cirurgia no joelho, e quem assumiu o protagonismo da franquia de Washington foi Bradley Beal, que, ultrapassou os limites do estrelado em algumas noites! Bem, uma coisa é certa, se Wall se mantém saudável, e Beal mantém a qualidade que apresentou na temporada passada, os Washington possuíem armas suficientes para atacar os lugares mais acima da tabela. O atacante Otto Porter Jr. foi o terceiro na NBA com 44,1% de eficácia na linha dos 3 pontos e serviu como fonte secundária de pontuação. No entanto, os Wizards, não eram tão claros em muitos jogos, no entanto a linha da frente continuou a ser fonte de resultados mistos e de frustação ao mesmo tempo. Os Wizards foram frios e desplicentes no final da temporada, perderam nove dos seus últimos doze jogos e caíram para o oitova lugar (último de acesso aos Playoffs).
Registo 17-18: 43-39 (qualificaram-se para os Playoffs, perdendo 2-4 contra os Toronto Raptors na primeira ronda)
Quem entra na equipa para esta temporada: Dwight Howard (Agente livre), Jeff Green (Agente livre), Troy Brown Jr. (Draft), Austin Rivers (Trade).
Quem saíu esta temporada: Marcin Gortat (Trade), Mike Scott (Agente livre).
De certa forma, os Wizards continuam no “relógio”, eles devem aproveitar a oportunidade para ganhar títulos enquanto Wall (27 anos) e Beal (25) então no seu “prime“. No entanto, eles raramente estão saudáveis ao mesmo tempo, e o que aconteceu com os Raptors, pode perfeitamente acontecer aos Magos.
Além disso, é preciso ter em mente o custo. O contráto máximo de Wall não começa até 2019-20, Beal deve receber $80 milhões nos próximos três anos, mais ou menos o mesmo valor que Washington pagará por Porter Jr., que é um bom jogador, talvez superfaturado, mas bom jogador.
Por enquanto, os Wizards estão a colocar a sua fé no grande poste (apenas em tamanho) Dwight Howard, talvez demasiado, tendo em conta que tem vindo em queda livre desde que saíu de Orlando. Mas sejamos honestos, comparando com Gortat, talvez seja um pequeno upgrade. Howard, de 32 anos, ficou barato após a compra dos Brooklyn Nets e continua sendo um ressaltador de luxo (média de 12,5 por jogo na última temporada).
A decisão de trazer Howard, foi arriscado, tendo em conta que esta é a sua 4ª equipa em quatro temporadas. O seu caráter de brincalhão e divertido não encaixou bem com alguns colegas de equipas no passado, incluíndo jogadores como Kobe Bryant e James Harden.
Mas atenção! Howard está a caminho do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e quem pensar o contrário, está tolo! O homem levou os Orlando Magic para as finais da NBA em 2009! Por um período de 7 anos, ele foi um dos melhores jogadores de impacto do jogo. No entanto, Howard nunca desenvolveu o jogo ofensivo (jogadas de uma-para-um ou de médio alcance) e como tal, ele é um dinossauro num tempo de mudança e na era do basquetebol moderno. A nível defensivo, embora mantenha a forma física, já não é o demónio que foi nos tempos de Orlando.
Existe também a questão da personalidade, que pode ser exagerada até certo ponto, mas era um problema desde que deixou os Magic. Howard parece estar numa missão de agradar a todos e no processo tem tendência a irritar.
Finalmente, ele muitas vezes fica irritado quadno não vê a bola no poste baixo. Com Wall e Beal fazendo mais de 30 tiros por noite ele não terá muita bola. (Algo que Gortat expressava no passado).
Durante o Verão, Wall disse que faria o que pudesse para deixar Howard confortável com o seu jogo… até porque, qual é a alternativa? Desde que Beal se juntou a Wall em 2012-13, eles venceram 3 séries de Playoffs juntos – no entanto, nunca chegaram ás finais da Conferência Este. Agora, visto que LeBron se mudou para a Conferência Oeste, se á oportunidade, é agora.
Os Wizards escolheram não negociar Oubre Jr. na offseason e fizeram bem. Ele é um jogador em desenvolvimento numa posição bastante preenchida, sobretudo quando recrutaram Brown.
Brown, de 19 anos, traz visão de jogo e é bastante confortável com a bola nas mãos, mas será difícil de vê-lo jogar, pois tem vários jogadores á frente no plantel. Trocaram Gortat por Rivers, pois a necessidade de ter um atirador de 3 pontos era maior (37,8% na última temporada).
Na maior parte dos casos, os Wizards fizeram pequenas manobras neste verão, e nehuma delas deverá mudar drásticamente a aparência do clube. Deve ser o suficiente para mantê-los nos Playoffs, visto que LeBron não está…. Podem, eventualmente pensar nas Finais, mas isso apenas será uma possíbilidade se a equipa se manter saudável.