A equipa de Lakers está em processo de reconstrução visando voltar aos tempos gloriosos, e não poederiam ter começado da melhor maneira com a contratação do melhor jogador da NBA da última década!
Registo 2017-18: (35-47, não se qualificaram para os Playoffs).
Quem entra na equipa para esta temporada: LeBron James (agente livre), Rajon Rondo (agente livre), Lance Stephenson (agente livre), JaVale McGee (agente livre), Michael Beasley (agente livre), Moritz Wagner (Draft), Sviatoslav Mykhailiuk (Draft).
Quem saíu esta temporada: Julius Randle, Isaiah Thomas, Brook Lopez, Luol Deng
Os Lakers continuaram com o seu plano de dar continuidade aos jovens talentos como Randle, Lonzo Ball, Kyle Kuzma e Brandon Ingram, todos eles com 22 anos, ou menos. Na maioria dos casos, os resultados foram positivos. Kuzma e Ball fizeram parte da equipa do All-Rookie, enquanto que Randle terminou a temporada bastante forte. Quanto a Ingram, jogou com muita mais eficiência (algo que estava a precisar). Kuzma, em particular, tornou-se um favorito para os fãs da franquia de Los Angeles.
Os problemas da franquia em conseguir uma superestrela em situação de agente livre terminou quando LeBron James assinou um contrato válido por 4 temporadas. A sua chegada á cidade dos anjos teve uma reação sísmica dentro e fora do campo, teve um impacto direto em toda a estrutura! De repente, um homem só, fez dos Lakers a atração principal novamente!
James, segue uma longa lista de ícones exclusivos dos Lakers: Elgin West, Wilt, Kareem, Magic, Shaq e Kobe. É bem possível que James tenha uma carreira maior que estes jogadores, e ainda não terminou! Apenas um restrito e reduzido número de jogadores conseguiram transformar instantaneamente uma equipa média (Lakers nem sequer era equipa de Playoffs) em candidato ao título, e até mesmo vencer a competição. LeBron demonstrou isso em ambas as suas passagens com os Cleveland Cavaliers. É verdade que apenas ganhou um título pelos Cavs, mas chegou a cinco finais em 11 temporadas na franquia.
Mais impressionante é que LeBron James permaneceu no topo do seu jogo na temporada passada, apesar dos seus 33 anos. Não falhou um jogo na fase regular e nos Playoffs! Ao total foram 104 jogos (!) numa só temporada!! IMPRESSIONANTE! O impacto dele nos Cavs foi tal, que registou inúmeros pontos decisivos nos minutos finais em muitos jogos. Como se costuma dizer… Carregou literalmente a equipa ás costas!
Mas vamos a números: Na temporada passada fez média de 27.5 pontos, 8.6 ressaltos e 9.1 assistências por jogo (36.9 minutos por partida). Nos Playoffs ele aumentou (!) a média para 34 pontos, 9.1 ressaltos e 9 assistências por jogos (41.9 minutos por partida). O homem tem 33 anos!! É UMA AUTÊNTICA FERA!
O seu interesse pelo que os LA Lakers pode fazer por ele, pós-carreira, é igual ou superior ao que os Lakers podem fazer por ele. Simplificando, esta foi uma decisão que vai além do Basquetebol.
https://www.youtube.com/watch?v=5q98MT3qvVg
Como é óbvio, os Lakers estão interessados principalmente no que ele pode fazer pela franquia. LeBron, não mostra sinais de abrandamento – ele faz 34 anos em Dezembro. Por vezes, o “Father Time” chega com pouco ou nenhum aviso. Podes estar ótimo numa temporada e na temporada seguinte ser completamente derrotado pelos jogadore “menores”.
Mais concretamente, os Lakers estão no relógio com James, nenhuma outra peça significativa foi adicionado ao plantel, já que o foco dos Lakers foi garantir os seus outros principais alvos.
Paul George renovou com os OKC, send uma surpresa. Os San Antonio Spurs recusara aceitar propostas dos Lakers por Kawhi Leonard, que surpreendentemente foi entregue aos Toronto Raptors. Um dos postes mais cobiçados, DeMarcus Cousins fez um acordo barato com os Golden State Warriors. Se pelo menos um dos nomes referidos acima se juntasse a James, os Lakers garantidamente teriam toda a atenção dos Golden State Warriors e Houston Rockets.
Uma vez que essas opções ficaram sem efeito, o presidente dos Lakers, Magic Johnson, escolheu manter as suas opções abertas para um grande período de agentes livres no próximo verão. Ele optou por assinar um punhado de agentes livres em acordos de apenas uma temporada para preencher a rotatividade e ser como transição para a próxima temporada. No entanto, é uma mistura interessante: Rondo, JaVale, Lance e Beasley? Certamente não encontrará uma coleção tão frouxa em nenhuma outra equipa.
Dos quatro mencionados, Rondo parece estar melhor equipado para uma temporada mais regular. Ele foi uma peça fundamental na temporada passada nos New Orleans Pelicans, principalmente quando perderam Cousins, tendo brilhado nos Playoffs.
Ele vai competir com Lonzo Ball por alguns minutos na posição de base e isso será certamente interesseante. Será para ensinar Lonzo? E se Rondo receber a carga dos minutos e se assumir com o organizador da equipa, com que frequência vamos ouvir LaVar Ball? Como será que Rondo vai lidar com isso?
McGee ficou preso no banco dos Warriors grande parte da temporada passada, mas ainda assim apareceu nas Finais de 2018. Pode ser útil nos Lakers, mas apenas para certos momentos.
E Lance com LeBron? Companheiros de equipa? Será este o primeiro reality show da produtora de LeBron?
Os Lakers conseguiram resolver o último erro do regime anterior ao dispensarem Deng, o que permite á franquia aumentar significativamente a sua capacidade de gastos orçamentais para o próximo verão e que o seu teto salarial seja flexível o suficiente para assinar outra estrela. Mas, como Johnson referiu muitas vezes… A contrução de um concorrente ocorrerá em dois verões.
Veremos se James e companhia podem ser suficientes para pelo menos levar a equipa aos Playoffs e talvez o mais longe possível na fase a eliminar. Podem não ser melhores que os GSW, mas certamente vão ser um osso duro de roer e surpreender muita gente.